Designação e acontecimento

Autores

  • Eduardo Guimarães Universidade Estadual de Campinas Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n2id4361

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre a relação de designação na prática linguística. Nesta medida daremos atenção específica à relação do processo de designação com o acontecimento de enunciação. Antes de tratar da questão que apresentei na ocasião do VIII Enalihc, em 2018, gostaria de me valer desta ocasião para agradecer a homenagem que me fizeram com este evento, de modo particular na sessão de abertura, tomando-me de surpresa. Agradeço assim à Unemat, agradeço particularmente ao Programa de Pós-graduação em Linguística e ao CEPEL, e aos organizadores do evento; agradeço a todos que estiveram presentes ou enviaram depoimentos relativos a nossas relações de trabalho por todos esses anos, na Unicamp e na Unemat, e em tantas outras universidades brasileiras onde pesquisadores que se interessam pela significação da linguagem têm me dado a oportunidade de uma convivência rica, humana e proveitosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Guimarães, Universidade Estadual de Campinas Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino de Uberaba (1969) e mestrado (1976) e doutorado (1979) em Letras pela Universidade de São Paulo. É professor titular da Universidade Estadual de Campinas; é Professor Visitante da Unemat; Foi professor visitante na Universidade de Paris III e da Universidade de Buenos Aires; Foi Diretor da Editora da Unicamp. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de semântica da enunciação, história das idéias lingüísticas, e Saber Urbano e Linguagem. Em semântica dedica-se ao estudo da designação e dos nomes, com atenção particular para os nomes próprios; ao estudo da argumentação; e à caracterização do espaço de enunciação. Em História das Idéias Linguísticas tem trabalhado com a história dos estudos do Português, com a análise de noções e conceitos como civilização, empréstimo e história, com a política de línguas e com a análise histórica do estruturalismo. Dedica-se, também, a pensar a análise de textos a partir da semântica. É autor de grande número de artigos em periódicos brasileiros e estrangeiros e publicou livros como Texto e Argumentação; Os Limites do Sentido; História e Sentido na Linguagem (org.); Semântica do Acontecimento; História da Semântica: Sujeito, sentido e Gramática no Brasil; Análise de Texto; Semântica: Enunciação e Sentido; Un dialogue Atlantique (co-org.); History of linguistics 2002. Selected Papers from the Ninth International Conference on the History of the Language Sciences (co-org). É membro de conselho editorial de vários periódicos especializados da área de Linguística. Foi Presidente e Tesoureiro da ANPOLL e membro do Conselho da ABRALIN.  Fonte:  http://lattes.cnpq.br/8015275228271541

Referências

Hollanda Ferreira. A. (2004) Mini Aurélio. Curitiba, Positivo. 6ª. Edição revista e atualizada.

Anchieta, J. (1933) Cartas Jesuíticas III. Cartas. Informações , fragmentos históricos e sermões (1554-1594). Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.

Couto de Magalhães, (1876) O Selvagem I - Curso de Lingua Geral pelo Método de Ollendorf . Rio de Janeiro, Typographia da Reforma.

Guimarães, E. (2002) Semântica do Acontecimento. Campinas, Pontes.

Guimarães, E. (2007) “Domínio semântico de Determinação” Palavra: Forma e Sentido na Linguagem. Campinas, Ponte/RG.

Guimarães, E. (2011) Análise de Texto. São Paulo Hucitec (2012).

Guimarães, E. (2018). Semântica: Enunciação e Sentido. Campinas, Pontes.

Guimarães, E. (2018a) “O Argumento da Liberdade: Sondagens em um Manifesto Abolicionista no Século XIX”. IV Jornadas da Associação Latino-Americana de Retórica e V Congresso Brasileiro de Retórica, Belo Horizonte. UFMG.

Mesure, S. e Savidan, P. (2006) Le Dictionnaire des Sciences Humaines. Paris, PUF.

Orlandi, E. (1990) Terra à Vista. São Paulo, Cortez / Editora da Unicamp.

Rancière, J. (1992) Os Nomes da História. Campinas, Pontes, 1994.

Rancière, J. (1995) O Desentendimento. Rio de Janeiro, 34, 1996.

Publicado

2020-03-16

Como Citar

Guimarães, E. (2020). Designação e acontecimento. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 3(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n2id4361