A variação lexical no campo semântico vestuário e acessórios do Projeto Atlas Linguístico do Brasil

Autores

  • Carina Sampaio Nascimento Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia.
  • Marcela Moura Torres Paim Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Federal da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n1id4655

Resumo

Este artigo visa investigar o léxico nos inquéritos do Projeto Atlas Linguístico do Brasil, ALiB, e busca analisar os itens lexicais do questionário relativos ao campo semântico vestuário e acessórios, presentes no repertório linguístico de informantes da faixa I (18-30 anos) e da faixa II (50-65 anos). Este estudo, que se centra nas capitais e interiores do Nordeste e do Sul, será realizado na perspectiva da Dialetologia pluridimensional, buscando verificar as variações diatópicas e sociais, como as diageracionais, diassexuais, diastráticas. O ponto relevante continua no aspecto espacial, mas incluem-se os fatores sociais sexo, faixa etária e escolaridade nas análises dos dados, dessa forma, agregando, ao método geolinguístico, as variáveis estudadas pela Sociolinguística. Pretende-se investigar o léxico referente à área semântica vestuário e acessórios, buscando apresentar os condicionamentos socioculturais que atuam na variação semântico-lexical. No universo selecionado no que se refere ao Nordeste e à região Sul, com o total de 122 pontos, foram registradas dez denominações para a questão referente à pergunta 192, “como se chama um objeto fino de metal, para prender o cabelo”. Dessa forma, o resultado deste estudo possibilita a verificação de uma realidade espacial, mostrando diferenças e semelhanças nas regiões brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Sampaio Nascimento, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia.

Professora de Língua Portuguesa e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia.

Marcela Moura Torres Paim, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Federal da Bahia.

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia e Professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

ALMEIDA, A. Ariadne Domingues. Histórias sobre as redes de significação do item léxico foda à luz do sociocognitivismo. In: ALMEIDA, A. Ariadne Domingues; SANTOS, Elisângela Santana dos. (org.). Linguagens e cognição. Salvador: EDUFBA, 2016.

Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza (ALEPG), Disponível em: http://www.clul.ulisboa.pt/pt/23-investigacao/681-alepg-atlas-linguistico-etnograficode-portugal-e-da-galiza. Acesso em: 26 de jan. de 2018.

COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB. Atlas Linguístico do Brasil. Questionários. Londrina: Editora da UEL, 2001.

COSERIU, Eugênio. A geografia linguística. In: COSERIU, E. O homem e sua linguagem. 2.188 ed. Rio de Janeiro: Presença, 1987.

COSERIU, Eugenio. Sentidos e Tareas de la Dialectologia. México: Instituto de Investigaciones filológicas – Centro de Lingüística Hispánica, 1982.

COSGRAVE, Bronwyn. História da Indumentária e da Moda: da antiguidade aos dias atuais. Trad. Ana Resende. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2012.

DICIONÁRIO AULETE DIGITAL. 2014. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=aulete_digital>. Acesso em: 26 de jan. de 2018.

FERREIRA, A. B. de H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de janeiro: Nova Fronteira. 1999.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Moderna, 2015.

LAVER, James. A Roupa e a Moda: uma história concisa. Trad. Glória Maria de Mello Carvalho. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LIMA, at al. Grampo para cabelo: da invisibilidade à transformação em objeto de moda. 12º Colóquio de Moda – 9ª Edição Internacional, 2016. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202016/COMUNICACAO-ORAL/CO-05-Marketing/CO-05-Grampo-para-cabelo-da-invisibilidade-a-transformacao-em-objeto-de-moda.pdf. Acesso em: 02 nov. 2018.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MORAIS SILVA, Antonio de. Dicionário da Língua Portugueza. Lisboa, 1789. Disponível em: http://dicionarios.bbm.usp.br/pt-br/dicionario/ Acesso em: 10 dez. 2018.

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Nascimento, C. S., & Paim, M. M. T. (2020). A variação lexical no campo semântico vestuário e acessórios do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 4(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n1id4655