Operações enunciativas na interpretação textual: reflexões sobre a noção AMAR
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n1id5996Palavras-chave:
operações enunciativas, noção, interpretação textual, léxicoResumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o trabalho de interpretação textual e linguagem realizada em sala de aula a partir da noção amar. As noções são captadas por meio de palavras, mas não correspondem a um léxico em uma determinada língua, porém apreendemos graças a linguagens específicas e, portanto, sempre através de léxicos, ou seja, por meio de operações enunciativas. Como se trata de atividades que envolvem questões de ensino, cabe ressaltar a importância de refletir sobre alguns fundamentos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas – TOPE – do linguista Antoine Culioli. Embora o modelo teórico culioliano não esteja voltado exclusivamente para o ensino, contribui para o desenvolvimento da atividade de linguagem proporcionando o desenvolvimento linguístico-cognitivo do aluno, que constrói o domínio nocional e com sua criatividade reflete sobre a própria língua. A opção por esta Teoria Enunciativa justifica-se pelo fato de a considerarmos um referencial teórico fundamental para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de língua e, consequentemente, o desenvolvimento linguístico-cognitivo do estudante.
Downloads
Referências
CULIOLI, A. Notes du Seminaire de D.E.A. Université de Paris 7 – 1983-1984. Départament de recherches linguistiques (D.R.L), 1985. P.1-46.
___________. Pour une linguistique de l’ énonciation. Tome 1, Paris: Ophrys, 1990.
___________. Pour une linguistique de l’ énonciation. Tome 2, Paris: Ophrys, 1999a.
___________. Pour une linguistique de l’ énonciation. Tome 3, Paris: Ophrys, 1999b.
___________. Pour une linguistique de l’énonciation. Tome IV – Tours e Détours. Édition préparée por Rémi Camus – Limoges, Lambert-Lucas, 2018.
DANZA, H. C; DA SILVA, M. A. M. Projeto de vida: construindo o futuro. São Paulo: Editora Ática, 2020.
DE VOGÜE, S. Calcul des valeurs d’un énoncé au présent. Travaux de linguistique 40. Bruxelles, Duculot, p. 1-54, 2000.
DE VOGUÉ, S.; FRANCKEL, J-J; PAILLARD, D (org.). Linguagem e enunciação: representação, referenciação e regulação. São Paulo: Contexto, 2011.
SILVA, R. P. Programa paulista inova educação (2020): o mercado adentrando a escola. Brazilian Journal of Development, v. 7, n.3, p. 23348-23367, 2021.
VALENTIM, H. T. Predicação de existência e operações enunciativas. Lisboa: Edições Colibri, 1998.
VIGNAUX, G. Le discours acteur du monde: énonciation, argumentation et cognition. Paris: Ophrys, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.