A operação de determinação nominal: o artigo indefinido e o pronome indefinido no processo de construção referencial
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6570Palavras-chave:
Indefinição, Definição, Operações enunciativas e predicativasResumo
O artigo é um estudo sobre a operação de determinação nominal vista sob a perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). Tal perspectiva, por um lado, confronta-se com abordagens gramaticais predominantes no ensino que atribuem à noção de indefinição a classes de palavras, tais como o artigo indefinido e os pronomes indefinidos. Por outro lado, a TOPE ressalta a articulação léxico-gramatical, o que significa que os tradicionais campos linguísticos fono-morfo-sintático-semântico-enunciativo são reconhecidos em articulação. Dessa forma, questionamos a noção de indefinição aplicada às classes do artigo e dos pronomes indefinidos, pois o seu papel referencial é o mesmo dos artigos morfológicos, ou seja, são marcadores da mesma natureza na fronteira entre definição/indefinição. Concluímos que são movimentos léxico-gramaticais que estão em todas as classes gramaticais, na verdade são noções de indefinições geradas no texto.
Downloads
Referências
DE VOGÜÉ, Sarah. Discret, dense, compact: les enjeux énonciatifs d’une typologie lexicale. In: FRANCKEL, Jean-Jacques (ed.). La notion de prédicat. Paris: Université de Paris 7, p. 1-38, 1989. (Collection ERA - 642).
CORREIA, Clara Nunes. Estudos de determinação: a operação de quantificação-qualificação em sintagmas nominais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l’énonciation: opérations et représentations. Paris: Ophrys, 1990, Tome I.
CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l’énonciation: Domaine notionnel. Paris: Ophrys, 1999b, Tome III.
CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l’énonciation: Formalismo et opérations de repérage . Paris: Ophrys, 1999a, Tome II.
FACUNDES, Leonildes Pessoa. Das categorizações aos valores referenciais: a (in)definição linguística em construção. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR, São Carlos, 2021.
URI https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14722
LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira. Artigo no processo de construção referencial: as operações de determinação e indeterminação. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 1997.
ONOFRE, Marília Blundi; REZENDE, Letícia Marcondes (Org.). Linguagem e línguas naturais: clivagem entre o enunciado e a enunciação. São Carlos: Pedro & João, 2009.
ROMERO-LOPES, Márcia Cristina. Processos enunciativos de variação semântica e identidade lexical: a polissemia redimensionada. Estudo dos verbos jouer e changer. 2000. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.