Pensando a linguagem e a noção pelo marcador ‘(re)carregar’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6575

Palavras-chave:

(re)carregar, atividade de linguagem, noção, Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas

Resumo

Este artigo propõe abordar os conceitos de atividade de linguagem e de noção na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas a partir da ilustração do comportamento semântico do marcador de operações ‘(re)carregar’, no português brasileiro. Para tanto, além de esmiuçarmos teoricamente esses conceitos, trabalhamos com seis enunciados a fim de vermos na prática como as noções se organizam próximas ou distantes de um centro privilegiado. Toda a observação está contextualizada, sobretudo, com base nos trabalhos de Culioli (1999, 1999a, 1999b), Franckel (2006, 2011) e Lopes (2009).

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Biografia do Autor

  • Elza Moreira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

    Possui Licenciatura em Letras/Literatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT(2000). Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2009). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena/RO. Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, campus Cáceres/MT.

  • Marcos Luiz Cumpri, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Possui graduação em Letras/Bacharelado e Licenciatura Português - Inglês (2001) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado (2008) e doutorado (2012) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho . Atualmente é professor visitante na Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. É membro do Grupo de Pesquisa Variação e invariantes na linguagem, cadastrado no CNPq e, desde 2015, é docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT/Campus de Cáceres

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

Pensando a linguagem e a noção pelo marcador ‘(re)carregar’. (2022). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 5(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6575

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