A operação de determinação nominal: o artigo indefinido e o pronome indefinido no processo de construção referencial

Autores

  • Leonildes Pessoa Facundes Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6570

Palavras-chave:

Indefinição, Definição, Operações enunciativas e predicativas

Resumo

O artigo é um estudo sobre a operação de determinação nominal vista sob a perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). Tal perspectiva, por um lado, confronta-se com abordagens gramaticais predominantes no ensino que atribuem à noção de indefinição a classes de palavras, tais como o artigo indefinido e os pronomes indefinidos. Por outro lado, a TOPE ressalta a articulação léxico-gramatical, o que significa que os tradicionais campos linguísticos fono-morfo-sintático-semântico-enunciativo são reconhecidos em articulação. Dessa forma, questionamos a noção de indefinição aplicada às classes do artigo e dos pronomes indefinidos, pois o seu papel referencial é o mesmo dos artigos morfológicos, ou seja, são marcadores da mesma natureza na fronteira entre definição/indefinição. Concluímos que são movimentos léxico-gramaticais que estão em todas as classes gramaticais, na verdade são noções de indefinições geradas no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonildes Pessoa Facundes, Universidade Estadual do Maranhão

Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2021), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2008), graduação em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (1998). Atualmente é professora efetiva/ dedicação exclusiva da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Léxico-Gramática-Enunciação, Ensino de Língua Portuguesa.

Referências

DE VOGÜÉ, Sarah. Discret, dense, compact: les enjeux énonciatifs d’une typologie lexicale. In: FRANCKEL, Jean-Jacques (ed.). La notion de prédicat. Paris: Université de Paris 7, p. 1-38, 1989. (Collection ERA - 642).

CORREIA, Clara Nunes. Estudos de determinação: a operação de quantificação-qualificação em sintagmas nominais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l’énonciation: opérations et représentations. Paris: Ophrys, 1990, Tome I.

CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l’énonciation: Domaine notionnel. Paris: Ophrys, 1999b, Tome III.

CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l’énonciation: Formalismo et opérations de repérage . Paris: Ophrys, 1999a, Tome II.

FACUNDES, Leonildes Pessoa. Das categorizações aos valores referenciais: a (in)definição linguística em construção. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR, São Carlos, 2021.

URI https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14722

LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira. Artigo no processo de construção referencial: as operações de determinação e indeterminação. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 1997.

ONOFRE, Marília Blundi; REZENDE, Letícia Marcondes (Org.). Linguagem e línguas naturais: clivagem entre o enunciado e a enunciação. São Carlos: Pedro & João, 2009.

ROMERO-LOPES, Márcia Cristina. Processos enunciativos de variação semântica e identidade lexical: a polissemia redimensionada. Estudo dos verbos jouer e changer. 2000. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Facundes, L. P. (2022). A operação de determinação nominal: o artigo indefinido e o pronome indefinido no processo de construção referencial. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 5(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n2id6570