O uso do celular como ferramenta de ensino na visão dos alunos do nono ano em Tangará da Serra – MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/zeiki.v1i1.3729Resumo
A tecnologia está em constante evolução, com isso os aparelhos celulares e tablets estão equipados com vários aplicativos que podem ser de cunho educativo, econômico, diversão e comunicação. Porém esse é um assunto polêmico no ambiente escolar, visto que seu uso em sala de aula divide opiniões, pois ao mesmo tempo que traz benefícios para a aprendizagem dos alunos, pode fazer com que os mesmos se distraiam durante a aula. Pensando nisso, o presente trabalho pretende apresentar qual a percepção dos alunos do nono ano de uma escola municipal sobre o uso de celular como ferramenta de ensino. Essa temática está sendo bastante discutida no âmbito escolar, visto que a maioria dos alunos levam para a escola o seu smartpnone e utilizam o mesmo para ficar conectados as redes sociais, jogos e para realização das atividades. A metodologia adotada para a realização desse trabalho foi aplicação de questionário, em duas turmas de nono ano do ensino fundamental. No questionário havia perguntas fechadas e abertas, para que fosse possível a obtenção de informações para a pesquisa. Os resultados coletados no estudo mostraram que a maioria dos alunos possuem um smartphone e passam em torno de seis horas diárias conectados a ele, seja pesquisando, jogando ou acessando as redes sociais, e que existe um consenso entre os mesmos de que o celular é uma boa ferramente de ensino.
Downloads
Referências
BATISTA, S. C. F.; BARCELOS, G. T. ANÁLISE DO USO DO CELULAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL. RENOTE, v. 11, n. 1, 6 ago. 2013.
COUTINHO, G. L. A Era dos Smartphones: Um estudo Exploratório sobre o uso dos Smartphones no Brasil. [s.l: s.n.]. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/9405/1/2014_GustavoLeuzingerCoutinho.pdf. Acesso em: 27 out. 2018.
LEITE, B. S. M-learning: o uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 03, p. 55, 2014.
MALHEIROS, M. R. T. L. O PROCESSO DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO. 2000 Disponível em: http://www.profwillian.com/_diversos/download/prof/marciarita/pesquisa_na_graduacao.pdf. Acesso em: 27 out. 2018
MATEUS, M. DE C.; BRITO, G. DA S. Celulares, smartphones e tablets na sala de aula: complicações ou contribuições? 2008.
MONTEIRO, S. C. F.; TEIXEIRA, T. C. C. C. Imagens E Práticas Pedagógicas No Cotidiano Das Escolas : O Celular. TEIAS, v. n° 15-16, p. 1–9, 2007.
SOARES, S. S. D., & CâMARA, G. C. V. Tecnologia e Subjetividade: Impactos do uso do celular no cotidiano de adolescentes. Pretextos-Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 1, n. 2, p. 204–223, 2016.
SOUZA, C. A. DE; MORALES, O. E. T.; (ORGS.). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens., v. 2, 2015.