Trabalho de conclusão de curso. Momento de aprendizagem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/zeiki.v2i1.5031

Palavras-chave:

Ambiente digital. Trabalho de conclusão de curso. CAD.

Resumo

A evolução dos recursos digitais trouxe desafios ao ensino de arquitetura, que ainda é considerado defasado. Cada vez mais, os recursos digitais são considerados importantes na projetação e apesar de em muitos casos, no ensino de graduação limitar-se à representação arquitetônica, existem diversas experiências que trazem novas abordagens. Esse artigo tem como objetivo discutir sobre a pertinência ao aluno de aprender novos recursos digitais no desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso e nesse sentido, refletir sobre qual deve ser o papel do professor orientador, se condutor do processo ou necessariamente especialista desses novos recursos. Dessa forma, esse artigo apresenta três trabalhos de conclusão de curso, em Arquitetura e Urbanismo, realizados no ano de 2019, em que o aprendizado de novos recursos digitais, serviram como base para melhorar a fundamentação e também enriquecer os repertórios de projetação dos alunos, oportunizando novas perspectivas de conhecimento. Os trabalhos apresentaram conhecimentos que envolveram a simulação do ambiente, modelagem geométrica e paramétrica e recursos de fotogrametria respectivamente, todos desenvolvidos sob mesma orientação. Esse artigo apresenta particularidades do processo como uso de softwares, dificuldades encontradas, alguns resultados e a percepção sobre as vantagens conseguidas na relação ensino-aprendizagem. Traz autores que descrevem a evolução dos recursos digitais na projetação e bem como a importância desses recursos no ensino. Da mesma forma, traz considerações sobre a importância do aprendizado de diferentes recursos digitais, como um processo voltado às metodologias ativas e o papel do professor na condução das atividades.

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Publicado

2021-07-09

Como Citar

Maciel, S. D. (2021). Trabalho de conclusão de curso. Momento de aprendizagem?. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 2(1), 29–48. https://doi.org/10.30681/zeiki.v2i1.5031