A Pedagogia Rikbaktsa em diálogo permanente com seus espaços socioeducativos
DOI:
https://doi.org/10.30681/zeiki.v2i1.5316Palavras-chave:
Educação Indígena, Aprendizagem, Ensino, Educação EtnomatemáticaResumo
Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado realizada com o povo Rikbaktsa nas aldeias Primavera, Segunda, Segurança e Beira Rio, pertencentes à Terra Indígena Erikpaktsa localizadas no município de Brasnorte, no Estado de Mato Grosso. Esse trabalho traz a configuração dos resultados do diálogo estabelecido entre a Pedagogia Rikbaktsa e os espaços socioeducativos do povo. Neste propósito, o objetivo deste artigo é evidenciar a estrutura pedagógica que se configura a partir das relações entre seres, saberes e fazeres Rikbaktsa em seus espaços de produção do conhecimento original e, a partir da Etnomatemática do grupo destacar o modo próprio de organizar o pensamento, sistematizar os conhecimentos e difundir entre as gerações mais novas os saberes e fazeres que especificam a cultura e singularizam esses seres que habitam a bacia do Juruena. O contexto da escrita apresenta a postura etnográfica adotada como procedimento metodológico que direcionou o caminho percorrido na pesquisa, para a produção dos dados que foram discutidos sob as perspectivas dos autores que versam sobre a temática em pauta. Como resultado, apresentamos a configuração da Pedagogia Rikbaktsa a partir de uma necessidade de natureza individual ou coletiva, centrada no interesse do aprendiz e não de quem ensinaDownloads
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