RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Ludicidade, Formação Inicial, Prática Pedagógica .Resumo
O presente trabalho visa apresentar uma experiência oriunda do uso de jogos como proposta lúdica para o ensino de matemática, construída no contexto da disciplina “Seminários de Práticas Educativas VI”, ofertada no semestre letivo de 2018/2 do curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso–MT. Sou professora de Matemática na rede particular de ensino e a temática do trabalho surgiu devido a minha dificuldade em trabalhar o conteúdo de matemática com os alunos de 4º a 6ª anos do Ensino Fundamental, o que me fez optar pelo lúdico como recurso para o ensino aprendizagem e interação entre aluno e professor. O objetivo geral da proposta consistiu em verificar através do uso de jogos, a compreensão quanto a teoria trabalhada no ano letivo anterior, dos alunos de 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Cenecista Santa Elisabete, CNEC, localizada na cidade de Sinop – MT. O material utilizado na proposta foi desenvolvido com níveis variados de dificuldades, permitindo que todos os alunos da turma, independente do seu ritmo de aprendizagem pudessem compreender e realizar as atividades propostas. Além do método processual, para avaliação da prática foi aplicado um questionário para os alunos referente a sequência didática desenvolvida em sala. A atividade contribuiu com a formação inicial agregando na vivência da prática docente.
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