O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA (COVID 19) NA ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE EM RIBEIRÃOZINHO-MT

Autores

  • Adriane Pereira Carneiro Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Marcos Vínicius Carrijo de Freitas Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Fátima Aparecida da Silva Iocca Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Prática Pedagógica, Ensino de Ciências.

Resumo

Com a pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus (COVID 19) a mudança na rotina escolar trouxe grandes desafios aos professores, transformando as aulas presenciais para o modelo de ensino remoto. Este trabalho tem o objetivo de investigar como as tecnologias digitais foram trabalhadas no Ensino de Ciências da Natureza durante essa pandemia, no ano de 2020, na Escola Municipal Paulo Freire, no município de Ribeirãozinho-MT.  O mesmo pretende responder aos seguintes questionamentos: o que os professores da escola supracitada entendem por tecnologia? De que maneira utilizaram as tecnologias na prática pedagógica no ensino de Ciências? Quais dificuldades esses professores encontraram para trabalhar com as tecnologias durante o desenvolvimento das aulas de Ciências?  O referido trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica, utilizando a metodologia de estudo de caso. Para a produção de dados, foi aplicado um questionário aberto via Google Forms em duas etapas. A pesquisa mostrou que os professores ainda apresentam resistência ao uso das tecnologias e a busca pela utilização ainda caminha a passos lentos. Desse modo, ressalta-se a importância da inserção das tecnologias digitais, principalmente no momento em que o mundo vive uma pandemia. Nesse sentido, é evidente a importância de a escola se repensar como um espaço que possa proporcionar, através de seus recursos, métodos mais criativos e estimulantes de aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Prática Pedagógica; Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Pereira Carneiro, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso – Barra do Bugres/MT, adriane.carneiro@unemat.br

Marcos Vínicius Carrijo de Freitas, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso – Barra do Bugres/MT

Fátima Aparecida da Silva Iocca, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, Barra do Bugres-MT/UNEMAT

Referências

ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite. Das tecnologias às tecnologias digitais e seu uso na educação matemática. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 2, p. 224-240, maio/ago. 2015.

ALVES, B.; MELLO, D.F.; SOUZA, S.C. Relatos de experiência de docência sob a perspectiva CTSA por alunos licenciados em Ciências Biológicas em uma escola de ensino fundamental. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.

ARAUJO, S. P., VIEIRA, V. D.; KLEM, S. C. S.; KRESCIGLOVA, S. B. Tecnologia na educação: contexto histórico, papel e diversidade. IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro de 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia cientifica. 5 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

DENCKER, A.F.M. Pesquisa em Turismo: planejamento, métodos e técnicas. 9 ed. São Paulo: Futura, 1998.

FONTOURA, J. Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino. 2018. Dísponivel em: <https://revistaeducacao.com.br/2018/05/09/quais-os-desafios-dos-professores-para-incorporar-as-novas-tecnologias-no-ensino/>. Acesso em 15 de jun de 2021.

GOUVÊA, S. F. Os caminhos do professor na Era da Tecnologia. Acesso Revista de Educação e Informática. ano 9, n. 13, abr. 2010.

Jobim e Souza, S. (org.) Educação pós-modernidade: crônicas do cotidiano e ficções científicas Rio de Janeiro: 7 letras, 2003.

KENSKI, V. Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação. 2. Ed. Campinas: Papirus Editora. 2007.

KENSKI, V. Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus Editora. 2013.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientifica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial virtual. 2000. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf. Acesso em: 20/09/2009.

MORAN, J. M. Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil. 2009. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/modelos1.pdf>. Acesso em 24 de Maio de 2019.

SILVA, P. de O. da; Daise Lago Pereira Souto. (2020). Manifestações discursivas de contradições internas na produção de cartoons matemáticos digitais. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 136–158. https://doi.org/10.21814/rpe.19379

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Pereira Carneiro, A., Carrijo de Freitas, M. V., & da Silva Iocca, F. A. (2022). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA (COVID 19) NA ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE EM RIBEIRÃOZINHO-MT. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(1), 108–119. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5800