ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA: A MODALIDADE EJA E AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS

Autores

  • Maria Celézia Mendes Leal Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT https://orcid.org/0000-0002-7123-5304
  • Rosiane Souza da Silva Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT
  • Cláudia Landin Negreiros Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Resumo

O uso das Tecnologias Digitais (TD) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma temática pouco pesquisada em educação. Diante desta modalidade de ensino, percebemos que os desafios ainda são grandes e complexos, dessa forma, entendemos a necessidade de intervenções que venham a contribuir na aprendizagem remota. Neste sentido, fez-se importante notar as percepções dos alunos que fazem parte desta modalidade de ensino, conhecendo a sua visão sobre as Tecnologias Digitais no ensino remoto, especificamente no ano de 2019, durante a pandemia da Covid-19. Assim, este artigo tem por objetivo investigar os alunos do 2º ano do Ensino Médio (EJA), da Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques, no município de Denise-MT, em relação ao ensino de Matemática, no ensino remoto com o uso das tecnologias digitais, nos tempos de pandemia. Para tanto, foi definida a seguinte questão orientadora: Quais foram as dificuldades encontradas pelos alunos da EJA no ensino remoto que causaram a evasão escolar? Metodologicamente, visando delinear compreensões a respeito do objetivo da pesquisa, utilizamos a pesquisa qualitativa, e como instrumento de produção de dados, para constituir o corpus da pesquisa, o questionário. Neste sentido, os resultados apontaram para motivos diferenciados para a evasão, sendo que 50% dos alunos relataram não ter tido nenhuma participação nas aulas, 25% pouca participação e 25%, uma participação razoável. A pesquisa apontou como maiores fatores de evasão escolar a dificuldade em acompanhar as aulas remotas e a não compreensão dos conceitos matemáticos da forma que foram ministrados. Como sugestão de melhorias para a aprendizagem foram propostos: apresentação dos trabalhos dos alunos através de áudios, criação de uma plataforma de ensino, uma aula presencial semanal, utilizar somente apostila e aguardar que todos sejam vacinados.

                                                       

Palavra-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Evasão Escolar; Tecnologias Digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Mendes Leal, M. C. ., Souza da Silva Rodrigues, R. ., & Landin Negreiros, C. (2022). ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA: A MODALIDADE EJA E AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(1), 24–34. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5804