TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Ensino remoto, Processo educacional, Covid-19.Resumo
Este artigo aborda a realidade do uso contínuo das Tecnologias Digitais (TD) no ensino remoto, que provocou tensões em professores, alunos e familiares. Com isso, refletimos sobre algumas das características que determinou o “novo normal” neste provisório contexto das aulas online, em tempos do isolamento social, em consequência da Covid-19. Identificamos algumas das possíveis transformações no universo das relações entre sociedade e escola, manifestadas pelos personagens da pesquisa envolvidos nesse processo. Diante disso, procuramos ouvir as vozes desses sujeitos envolvidos nas aulas remotas, na perspectiva de obter elementos que contribuam para as reflexões sobre a realidade das escolas impactadas pela pandemia. A pesquisa tem viés qualitativo, com abordagem etnográfica para análise e reflexão sobre as informações produzidas, com relatos de experiências, na visão de duas categorias de sujeitos envolvidos diretamente no processo educacional, ou seja, professores e alunos do Ensino Fundamental, das escolas municipais de Tangará da Serra e Matupá, em Mato Grosso. As evidências observadas na pesquisa com os professores e alunos indicam que parte dos obstáculos para o acesso ao ensino remoto perpassa as diferenças sociais. Isso devido à necessidade e ao uso de aparelhos tecnológicos (celular, tablet, notebook, computador, entre outros), condição limitadora para boa parte das famílias do ensino público, sendo considerado como um dos fatores que dificultou o acesso às aulas online.
Palavras-chave: Covid-19; Ensino remoto; Etnografia, Professores, Alunos.
Downloads
Referências
BORBA, Marcelo de Carvalho, et al. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Marcelo de Carvalho Borba, Ricardo Scucuglia R. da Silva, George Gadanidis. – 2 ed – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 4.ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011.
_______________. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005.
_______________. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 2ª ed. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2009b.
KENSKI, Vani Moreira. Educação Tecnológica: o novo ritmo de informação. Campinas, SP. Papirus 2007.
KENSKI, Vani Moreira. O Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: Didática: o ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
ROSA, M.; OREY, D.C. A Etnomatemática como uma Perspectiva Metodológica para o Ambiente Virtual de Aprendizagem a Distância nos Cursos de Formação de Professores. Associação Brasileira de Educação a Distância. v. 12, p. 59-77, 2013.
SEVERINO-FILHO, J. A experiência etnográfica: sobre habitar e ser habitado pelo mundo Apyãwa. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 53, p. 845-866, dez. 2015.
SOUTO, D. L. P.; BORBA, M. C. Transformações Expansivas em Sistemas de Atividade: O Caso da Produção Matemática com a Internet. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, MS, v. 6, n. Temático, p. 41-57, 2013.