O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CÁCERES-MT E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Autores

  • Maria Catarina Cebalho Prof. Milton Marques Curvo

Palavras-chave:

trabalho, catadores, formação

Resumo

Este artigo irá refletir sobre as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis a partir da formação/capacitação bem como os desafios de passagem do trabalho individual para o trabalho associado. Dentre os objetivos específicos: descrever o processo de inclusão sócio produtivo dos Catadores (as) do lixão para o Centro Municipal de Triagem e identificar os limites e os desafios do processo de formação para a melhoria da qualidade de vida dos Catadores. Como metodologia utilizou -se a abordagem da pesquisa qualitativa, descritiva com base em pesquisa-ação, por meio de estudos bibliográficos, estudos documentais, acompanhamento das formações dos Catadores e Catadoras, entrevistas com os responsáveis pela formação dos(as) catadores (as), e também aplicação de um questionário a 15 (quinze) Catadores e Catadoras com os quais se obteve contato no antigo lixão para identificar as contribuições da formação a eles ofertada. Os cursos de formação foram importantes, pois através deles que os Catadores e Catadoras se sensibilizaram da importância de se organizarem em associações para acessar direitos e viverem com mais dignidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-

/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 17.fev.2022.

LIMA, Geraldo Francisco Corrêa Alves de. O gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em Rio Poma – MG na visão de atores sociais que participaram do processo. Goiânia, 2014. Tese (doutorado). Universidade Federal de Goiás, Progrma de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Disponível em: https://ciamb.prpg.ufg.br/up/104/o/Tese_Final_Geraldo_Lima_revisada.pdf. Acesso em: 17. Fev. 2022.

LOGAREZZI. A. Contribuições conceituais para o gerenciamento de resíduos sólidos e ações de educação ambiental. In: LEAL, A. C; et all. Resíduos Sólidos no Pontal do Paranapanema. Presidente Prudente: Centelha, 2004.

PINHEL, Julio Ruffino (Org). Do lixo à cidadania: guia para a formação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis ilustrado por Luciano Irrthum. São Paulo: Petrópolis, 2013. Disponível em: http://www.dolixoacidadania.org.br/construcao/pdf/DOLIXOACIDADANIA.pdf. Acesso em: 17. Fev. 2022.

RODRIGUEZ, J. M. M. SILVA, E. V. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Problemática, Tendências e Desafios. Fortaleza: Editora UFC, 2009.

Downloads

Publicado

2022-03-03

Como Citar

Cebalho, M. C. (2022). O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CÁCERES-MT E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 2(2), 137–149. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/6107

Edição

Seção

Direitos Humanos e Justiça