TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO HÍBRIDO DE BIOLOGIA
Palabras clave:
Revisão sistemática, Biologia, Tecnologias digitaisResumen
O distanciamento social tem sido um fato denominado como 'o novo normal' para a sociedade do mundo todo, devido a pandemia do COVID 19 (coronavírus), sendo reforçado inclusive por outras variantes virais. Essa nova realidade, para além do distanciamento social, provocou desde então outros desdobramentos no cotidiano, sendo um deles, uma nova compreensão e necessidade de se fazer o ensino e a aprendizagem acontecer nos ambientes escolares, como o ensino híbrido.", uma metodologia de ensino na qual, segundo Moran (2015), traz múltiplas possibilidades por permitir a aprendizagem em diferentes espaços, proporcionado pelas tecnologias digitais. Diante disso, o objetivo deste trabalho consiste em compreender, por meio de uma revisão sistemática, quais são as contribuições proporcionadas pelas tecnologias digitais para o ensino híbrido de Biologia. A revisão sistemática seguirá os passos bem definidos por Rother (2007), o qual apresenta esta metodologia a partir de oito passos, sejam eles: a definição da questão norteadora da pesquisa, escolha das bases de dados e palavras chaves, estabelecer critérios de seleção e exclusão, busca nas bases de dados, selecionar os artigos usando os critérios estabelecidos, a análise crítica dos dados, a análise dos dados e, por último, a interpretação e publicação dos resultados. Os dados foram coletados em três bancos de dados, Periódicos CAPES e SCIELO. Os resultados apontaram para grandes contribuições das tecnologias digitais para o ensino híbrido de Biologia, principalmente no que se refere à aprendizagem autônoma por parte dos alunos. Por outro lado, há uma necessidade de estudos relacionados a este tema.
Palavras-chave: Revisão sistemática, Biologia, Tecnologias digitais
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Referencias
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