TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO HÍBRIDO DE BIOLOGIA

Autores

  • Jaqueline Inês Bavaresco UNEMAT
  • Isabela Augusta Andrade Souza UNEMAT

Palavras-chave:

Revisão sistemática, Biologia, Tecnologias digitais

Resumo

O distanciamento social tem sido um fato denominado como 'o novo normal' para a sociedade do mundo todo, devido a pandemia do COVID 19 (coronavírus), sendo reforçado inclusive por outras variantes virais. Essa nova realidade, para além do distanciamento social, provocou desde então outros desdobramentos no cotidiano, sendo um deles, uma nova compreensão e necessidade de se fazer o ensino e a aprendizagem acontecer nos ambientes escolares, como o ensino híbrido.", uma metodologia de ensino na qual, segundo Moran (2015), traz múltiplas possibilidades por permitir a aprendizagem em diferentes espaços, proporcionado pelas tecnologias digitais. Diante disso, o objetivo deste trabalho consiste em compreender, por meio de uma revisão sistemática, quais são as contribuições proporcionadas pelas tecnologias digitais para o ensino híbrido de Biologia. A revisão sistemática seguirá os passos bem definidos por Rother (2007), o qual apresenta esta metodologia a partir de oito passos, sejam eles: a definição da questão norteadora da pesquisa, escolha das bases de dados e palavras chaves, estabelecer critérios de seleção e exclusão, busca nas bases de dados, selecionar os artigos usando os critérios estabelecidos, a análise crítica dos dados, a análise dos dados e, por último, a interpretação e publicação dos resultados. Os dados foram coletados em três bancos de dados, Periódicos CAPES e SCIELO. Os resultados apontaram para grandes contribuições das tecnologias digitais para o ensino híbrido de Biologia, principalmente no que se refere à aprendizagem autônoma por parte dos alunos. Por outro lado, há uma necessidade de estudos relacionados a este tema.

 

Palavras-chave: Revisão sistemática, Biologia, Tecnologias digitais

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Biografia do Autor

Jaqueline Inês Bavaresco, UNEMAT

Resumos expandidos publicados em anais de congressos 1. BAVARESCO, J. I.; BARBOSA, L. E. ; VALE, P. L. ; REDDI, R. S. ; COSTA, S. . O USO DO MICROSCÓPIO CASEIRO COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL IRANY JAIME FARINA. In: Anais do III Seminário das Licenciaturas do IFMT, V Seminário Integrador PIBID/CAPES/IFMT, I Seminário Integrador de Incentivo à Docência/IFMT e I Seminário Integrador do Programa Residência Pedagógica/CAPES/IFMT, 2019, Primavera do Leste. Anais do III Seminário das Licenciaturas do IFMT, V Seminário Integrador PIBID/CAPES/IFMT, I Seminário Integrador de Incentivo à Docência/IFMT e I Seminário Integrador do Programa Residência Pedagógica/CAPES/IFMT, 2019. p. 171-174.
2. BAVARESCO, J. I.; BARBOSA, L. E. ; VALE, P. L. ; COSTA, S. ; REDDI, R. S. . ENSINO APRENDIZAGEM COM O SIMPLES. In: III Seminário das Licenciaturas do IFMT, V Seminário Integrador PIBID/CAPES/IFMT, I Seminário Integrador de Incentivo à Docência/IFMT e I Seminário Integrador do Programa Residência Pedagógica/CAPES/IFMT, 2019, Primavera do Leste. Anais do III Seminário das Licenciaturas do IFMT, V Seminário Integrador PIBID/CAPES/IFMT, I Seminário Integrador de Incentivo à Docência/IFMT e I Seminário Integrador do Programa Residência Pedagógica/CAPES/IFMT, 2019. p. 93-95.
Apresentações de Trabalho 1. BAVARESCO, J. I.; BARBOSA, L. E. . A importância das abelhas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário). Iniciação científica 1. Celio de souza. Planejamentos educacionais em consonâncias as novas demandas regionais. 2012. Iniciação Científica - Campus universitário de colider. Orientador: Jaqueline Ines Bavaresco.
2. Marcos constantino. Estratégias e práticas na execução dos projetos. 2011. Iniciação Científica - Campus universitário de colider. Orientador: Jaqueline Ines Bavaresco.
3. Geuciane de souza. As práticas de projeto e planejamentos escolares. 2011. Iniciação Científica - Campus universitário de colider. Orientador: Jaqueline Ines Bavaresco.

MESTRADO

Ensino de Ciências e Matemática/PPGECM -Barra do Bugres

Área:

Ensino de Ciências e Matemática

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Ciências e Matemática

 

Isabela Augusta Andrade Souza, UNEMAT

Graduação em Psicologia (licenciatura, bacharelado e formação clínica) UEL (Universidade Estadual de Londrina); Mestrado em Psicologia - UFPR (Universidade Federal do Paraná); Doutorado em Psicologia Social - PUC/SP ( Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Referências

BACICH, L. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso. 2015.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIMA, D. B.; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, v. 24, n. 1, 2011. Disponível em: Acesso em 06 out 2018.

MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH,

PARADOV, C. C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico. Universidade de Feevale. Novo Hamburgo. 2013.

RAZERA, J. C. C.; SANTOS, R. P. Informática no ensino de Biologia: limites e possibilidades de uma experiência sob a perspectiva dos estudantes. Experiências em Ensino de Ciências. v. 2, n. 3, p. 81-96, 2007.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática x Revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, vol. 20, nº 2, 2007.

SANTOS, S. C. Ensino Híbrido em formação docente de curso de Biologia em uma disciplina em Instituição de Ensino Superior Pública. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC). 2016.

SANTOS, E. F.; SANTOS, M. F.; SILVA NETO, A. G.; SANTOS, S. S. C. Ensino Híbrido e as potencialidades do modelo de Rotação por Estações para ensinar e aprender Ciências e Biologia na Educação Básica. Brazilian Journal of Development. 2020.

SANTOS, A. C. Ensino Híbrido: Relato de Experiência sobre o uso de AVEA em uma proposta de Sala de Aula Invertida para o Ensino Médio. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, 2017.

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

Bavaresco, J. I., & Andrade Souza, I. A. (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO HÍBRIDO DE BIOLOGIA. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(1), 139–149. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5709