RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade, Formação Inicial, Prática Pedagógica .

Resumo

O presente trabalho visa apresentar uma experiência oriunda do uso de jogos como proposta lúdica para o ensino de matemática, construída no contexto da disciplina “Seminários de Práticas Educativas VI”, ofertada no semestre letivo de 2018/2 do curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso–MT. Sou professora de Matemática na rede particular de ensino e a temática do trabalho surgiu devido a minha dificuldade em trabalhar o conteúdo de matemática com os alunos de 4º a 6ª anos do Ensino Fundamental, o que me fez optar pelo lúdico como recurso para o ensino aprendizagem e interação entre aluno e professor. O objetivo geral da proposta consistiu em verificar através do uso de jogos, a compreensão quanto a teoria trabalhada no ano letivo anterior, dos alunos de 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Cenecista Santa Elisabete, CNEC, localizada na cidade de Sinop – MT. O material utilizado na proposta foi desenvolvido com níveis variados de dificuldades, permitindo que todos os alunos da turma, independente do seu ritmo de aprendizagem pudessem compreender e realizar as atividades propostas. Além do método processual, para avaliação da prática foi aplicado um questionário para os alunos referente a sequência didática desenvolvida em sala. A atividade contribuiu com a formação inicial agregando na vivência da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginne Michelli Silva Iocca, " Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT"

Formação inicial em Eng Mecatrônica e Licenciada em Ciências Naturais e matemática, com habilitação em Física, pela UFMT de Sinop. Atuou por 3 anos como professora no ensino superior na UNEMAT-Sinop leciona, desde 2016 como professora do Ensino fundamental e médio nas áreas de matemática, ciências e robótica, área em que atua até o momento. Atualmente sou Mestranda  no PPGECM. Campus Barra do Bugres.

Referências

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME - USP, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC / SEM, 1997.

CARVALHO. D. L. de. Metodologia do ensino da Matemática. 2ed., São Paulo: Cortez, 1994.

FRAGA. C.R; EHLERT. E; MIRAGAIA. M; MASCARENHAS. S.C. - 2013 - labeduc.fe.usp.br

FLEMMING, D. M.; MELLO, A. C. C. de. Criatividade Jogos Didáticos. São José: Saint-Germain, 2003.

GANDRO, R.C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese. Doutorado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 2000.

LARA, I. C. Machado de. Jogando com a Matemática de 5º a 8º série. 1º ed.- São Paulo: Editora Rêspel, 2003.

LEONTIEV, Aléxis N. et al. Linguagem Desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e didática para o desenvolvimento humano. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, abr-jun, 2015. p.1-22.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas da aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 2001.

MALTA, I. (2003). “Linguagem, Leitura e Matemática”. Disponível em: www.mat.puc-rio.br/preprints/pp200308.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2021. MENEZES, L.; Leitão, I.; Pestana, L.; Laranjeira, I.; Meneses, I. (2001). “Trabalho colaborativo de professores nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa”, (p.203-210). Actas ProfMat, 2001.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2006.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PIAGET, J. A formação do Símbolo na Criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Silva Iocca, R. M. (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(2), 99–113. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5774