ENSINAR COM MÍDIAS: O CASO DA ESCOLA PLENA PADRE ARLINDO IGNÁCIO DE OLIVEIRA

Autores

  • Fernanda Rauber Anschau SEDUC
  • Daise Lago Pereira Souto

Palavras-chave:

Ensino remoto. Aprendizagem. Tecnologias digitais.

Resumo

Observando o contexto da pandemia da COVID-19, buscando verificar e analisar as metodologias utilizadas nas aulas pelos professores, bem como os seus maiores desafios e dificuldades vivenciados foi feita a pesquisa na Escola Estadual Plena Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, situada em Campo Novo do Parecis-MT, com foco na área de Ciências da natureza e matemática. Na introdução é relatado o cenário de pandemia no qual nos encontramos e como está a educação com o distanciamento social. O referencial teórico traz definições relacionadas ao uso das TDs no ensino remoto. Como metodologia, o método utilizado foi o estudo de caso, sendo a pesquisa qualitativa. Os dados foram produzidos pela pesquisa realizada através de formulário disponibilizado via Whatsapp aos participantes, a análise de dados foi baseada na indução analítica. Os resultados indicam que os professores utilizam de aulas expositivas dialogadas em sua maioria, ministradas através do Google Meet e disponibilizam as atividades e avaliações via Google Class Room para os alunos, bem como utilizam aplicativos como o Whatsapp para manter contato, atender os alunos, tirar dúvidas e responder questionamentos. O número de alunos que participa das aulas é baixo e percebo que para educar com tecnologias digitais a educação enfrenta grandes desafios em relação à conectividade.

 

Palavras-chave: Ensino remoto; Aprendizagem; Tecnologias digitais; Educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Rauber Anschau, SEDUC

    Licenciada em Matemática pela UNEMAT - Barra do Bugres. Professora efetiva na rede estadual do MT. Cursando disciplina especial do mestrado PPGCEM.

Referências

BARTOLLOTO, E.; DALLABONA, K. G. A utilização de metodologias diferenciadas no ensino de ciências e biologia em duas escolas da rede pública do município de Criciúma. Maiêutica: curso de ciências biológicas. V. 1. N. 1. Indaial: UNIASSELVI, 2014.

BOGDAN, R, & BIKLEN, S. (1994). Investigação qualitativa na educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

BORBA Marcelo de Carvalho, GADANIDIS George, SILVA Ricardo Scucuglia Rodrigues. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática Sala de aula e internet em movimento. 1ª edição, São Paulo, 2014.

CASTELL, M. A sociedade em Rede. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000.

CERVO Amado L, BERVIAN Pedro A, SILVA Roberto. Metodologia científica, 6ª edição. São Paulo, 2007.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5.ed. São Paulo: Saraiva,2006.

HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006. KRASILCHIK, M. Práticas de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

KENSKI, V. Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus Editora. 2013.

LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo. EPU 1986.

PEREIRA, João. Knoow.net: Indução analítica. Disponível em: Indução Analítica - Knoow, acesso em 15 de junho de 2020.

MARTINS Vivian; ALMEIDA Joelma. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista docência e cibercultura. Rio de Janeiro 2020.

MORAES, R. A. Rumos da informática educativa no Brasil. Brasília: Plano, 2002.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

SANTOS, Edméa O.; CARVALHO, Felipe S.; PIMENTEL, Mariano. Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 1, p. 23-42, 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2017.

SANTOS, Edméa O. Pesquisa-formação na cibercultura. 1. ed. Santo Tirso: Whitebooks, 2014. V. 1. 202p.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. Editora Contexto; 1ª edição, 2010.

SOUTO, Daise Lago Pereira. Transformações expansivas em um curso de educação matemática à distância online. 279 f. Teses (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto Geociência e Ciências Exatas. Rio Claro, 2013.

SOUTO, Daise Lago Pereira. Transformações expansivas na produção matemática on-line. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

ENSINAR COM MÍDIAS: O CASO DA ESCOLA PLENA PADRE ARLINDO IGNÁCIO DE OLIVEIRA. (2022). Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(1), 51-66. https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5813

Artigos Semelhantes

1-10 de 20

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.