ENSINAR COM MÍDIAS: O CASO DA ESCOLA PLENA PADRE ARLINDO IGNÁCIO DE OLIVEIRA

Autores

  • Fernanda Rauber Anschau SEDUC
  • Daise Lago Pereira Souto

Palavras-chave:

Ensino remoto. Aprendizagem. Tecnologias digitais.

Resumo

Observando o contexto da pandemia da COVID-19, buscando verificar e analisar as metodologias utilizadas nas aulas pelos professores, bem como os seus maiores desafios e dificuldades vivenciados foi feita a pesquisa na Escola Estadual Plena Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, situada em Campo Novo do Parecis-MT, com foco na área de Ciências da natureza e matemática. Na introdução é relatado o cenário de pandemia no qual nos encontramos e como está a educação com o distanciamento social. O referencial teórico traz definições relacionadas ao uso das TDs no ensino remoto. Como metodologia, o método utilizado foi o estudo de caso, sendo a pesquisa qualitativa. Os dados foram produzidos pela pesquisa realizada através de formulário disponibilizado via Whatsapp aos participantes, a análise de dados foi baseada na indução analítica. Os resultados indicam que os professores utilizam de aulas expositivas dialogadas em sua maioria, ministradas através do Google Meet e disponibilizam as atividades e avaliações via Google Class Room para os alunos, bem como utilizam aplicativos como o Whatsapp para manter contato, atender os alunos, tirar dúvidas e responder questionamentos. O número de alunos que participa das aulas é baixo e percebo que para educar com tecnologias digitais a educação enfrenta grandes desafios em relação à conectividade.

 

Palavras-chave: Ensino remoto; Aprendizagem; Tecnologias digitais; Educação.

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Biografia do Autor

Fernanda Rauber Anschau, SEDUC

Licenciada em Matemática pela UNEMAT - Barra do Bugres. Professora efetiva na rede estadual do MT. Cursando disciplina especial do mestrado PPGCEM.

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

Rauber Anschau, F. ., & Lago Pereira Souto, D. (2022). ENSINAR COM MÍDIAS: O CASO DA ESCOLA PLENA PADRE ARLINDO IGNÁCIO DE OLIVEIRA. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(1), 51–66. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5813