O PROCESSO LEGISLATIVO BRASILEIRO E A COMUNICAÇÃO: OS REFLEXOS NA SOCIEDADE

Autores

  • Vanessa Bolico da Silva Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i02.339

Palavras-chave:

Processo legislativo. Sociedade. Comunicação

Resumo

O processo legislativo brasileiro é questionado por ser apressado ou lento. Mais além que apenas o tempo em que se discute um projeto de lei, pesquisadores conferem uma parcela de culpa aos veículos de comunicação, por algumas leis estarem sendo aprovadas na atualidade. O presente artigo busca encontrar alternativas para explicar a aprovação de leis no Brasil, destacando o papel da televisão como um ator social e não de uma autora legislativa. Como a televisão no Brasil é o meio mais consumido para obter informação, e o Jornal Nacional o programa de maior audiência, o telejornal é então, o objeto de pesquisa. Por meio da teoria dos múltiplos fluxos de Kingdon (2003), que dão origem às janelas de oportunidade, foi observada uma nova visão de como a construção legislativa pode ser uma estratégia política utilizada com frequência pelo Congresso Nacional e também, uma oportunidade do telejornal para pautar assuntos de caráter legislativo dentro da sociedade. Para exemplificar o processo legislativo, foram utilizadas as Leis 12.760/2012 (Lei Seca) e a 12.737/2012 (Lei Carolina Dieckmann). As alternativas apresentadas neste artigo auxiliam as pesquisas interessadas em debater o papel da mídia e as relações de poder existentes entre os atores políticos nacionais, sejam em situação eletiva ou não, destacando as relações entre televisão e o Congresso e valorizando as estratégias comunicacionais dentro da política brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Bolico da Silva, Universidade Metodista de São Paulo

Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

Pós-Graduanda Lato Sensu em Gestão de Conteúdo em Comunicação - Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo

Referências

REFERÊNCIAS

ARENDT, Hannah. Política: ato, discurso e liberdade. Introdução na política in A promessa política. Rio de Janeiro, 2005.

BARROSO, Luis Roberto. Curso de Direito Constitucional. Os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. Editora Sariava, São Paulo. 2009.

CAPPARELLI, Sergio; LIMA, Venício A. de. Comunicação e televisão: Desafios da pós globalização. PUC-SP 2004.

CETIC.br. Centro de Estudos sobre as tecnologias da informação e da comunicação. 2011. Disponível em http://cetic.br/usuarios/tic/2011-total-brasil.

COBB, Roger; ROSS, Marc Howard. Agenda Building as a comparative political process. The American Political Science Review. 1976.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA. Ed. Senado Federal Brasileiro, 1988.

IBOPE, Instituto Brasileiro de Opinião e Estatísticas. Disponível em www.ibope.com.br.

GAMSON, W. & ZALD, M. Framing political opportunity. In: McADAM, D.; McCARTHY, J.; ZALD, M. (eds). Comparative perspectives on social movements. Political opportunities, mobilizing structures, and cultural framings. Cambridge University Press, 2008, p. 261-290.

GOMES, Orlando. Raízes históricas do Código Civil. 2006.

GROSSI, Paulo. Primeira lição sobre o direito. Ed. Forense, 2006.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico brasileiro, 2011. Disponível em http://www.ibge.gov.br.

KINGDON, John W. Agendas, alternatives and public policies. Pearson, 2003.

LIPMANN, Walter. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2008.

MASCARENHAS, Oacir Silva. A influência da mídia na produção legislativa penal brasileira. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 83, dez 2010. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8727&revista_caderno=3.

MCCOMBS, Maxwell. A teoria da agenda. A mídia e a opinião Pública. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2009.

SICA, Leonardo. Lei Carolina Dieckmann: aspectos penais. 2013. Disponível em http://www.cartaforense.com.br/conteudo/artigos/lei-carolina-dieckmann--aspectos-penais/11242.

TELECO BRASIL. O Desempenho do Setor de Telecomunicações no Brasil – Séries Temporais, preparado pelo Teleco para a Telebrasil. 2011. Disponível em < http://www.teleco.com.br/estatis.asp>

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

Bolico da Silva, V. (2014). O PROCESSO LEGISLATIVO BRASILEIRO E A COMUNICAÇÃO: OS REFLEXOS NA SOCIEDADE. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 2(02). https://doi.org/10.30681/rccs.v1i02.339