Sobre a Revista

Foco e Escopo

MISSÃO DA PUBLICAÇÃO                                                         

Estimular o senso crítico e o proativismo entre os atores sociais a partir da produção de conhecimento.

 

OBJETIVOS DA PUBLICAÇÃO

Difundir a produção científica da área de Comunicação (C&T), fortalecendo os grupos de pesquisa, as instituições, os pesquisadores, a formação profissional, e a própria pesquisa; além de fomentar atividades de cooperação e intercambio de saberes e experiências.

 

PÚBLICO-ALVO 

 

Pesquisadores, professores, alunos e profissionais de comunicação.

 

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A revista Comunicação, Cultura e Sociedade adota a  avaliação de pares com pareceristas de outras instituições, núcleos e linhas de pesquisa, sob o intuito de garantir a isonomia e integridade do processo de revisão, bem como ampliar o debate para outras abordagens teórica-metodológicas, aprofundando o nível analítico das reflexões.

 

Cada texto submetido na revista será avaliado por, no mínimo, dois pareceristas. As duas avaliações retornarão à Comissão Científica para verificação de congruência das notas.

 

Informamos que o parecerista tem toda autonomia para aceitar ou recusar a avaliação de um artigo. A recusa pode ser motivada por questões pessoais: como vínculo com o trabalho em questão, com a equipe técnica ou com a IES proponente; ou questões técnicas: como entender que a proposta foi mal classificada e deve ser avaliada em outra área temática.

 

No caso de recusa, deve-se informar com uma antecedência de 3 dias, para que assim o Conselho Científico encaminhe o trabalho para outro parecerista. 

 

Também ressaltamos que o processo de avaliação de pares varia do período de 30 até 60 dias, de acordo com a disponibilidade dos pareceristas. Em casos extraordinários, há a consulta para uma nova equipe de parecerista. 

 

Entre os critérios adotados, a publicação enfatiza: 1) Relevância científica e social da abordagem com o dossiê definido; 2) A coesão teórico-metodológica, 3) Qualidade textual da apresentação dos dados científicos, 4) Qualidade da revisão bibliográfica, 5) A clareza da argumentação, 6) O domínio e a atualização da perspectiva de literatura cientifica adotada.

 

PERIODICIDADE

A RCCS é semestral, produzindo duas edições por ano, além de uma edição especial.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE 

Esta publicação oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não cobramos taxa de publicação ou de qualquer outro serviço editorial-científico. 

 

FONTES DE RECEITA 

Esta publicação está vinculada ao Portal de Periódicos da Unemat, portanto, a sua manutenção e suporte técnico/tecnológico são dados pela Unemat. Bem como outros serviços são ofertados pelo Sistema Bibliotecário dessa universidade.  A revista não cobra taxa de publicação, sendo as funções exercidas no seu fluxograma asseguradas como competências de professores-pesquisadores com Dedicação Exclusiva, bem como a participação externa na condição de colaboração voluntária com certificação e declaração. 

 

DIREITOS AUTORAIS 

A revista assegura os direitos autorais dos autores, com a explicitação dos nomes na página principal da plataforma, bem como no corpo dos textos publicados, com as informações detalhadas das instituições dos quais estão vinculados. Na nossa política de direito autoral, há a preocupação da preservação do direito da propriedade intelectual, amparado pelo selo de INSS e de produção vinculada a uma plataforma de periódico institucionalizada da Unemat, universidade pública. Bem por conta disso, todos os arquivos possuem no rodapé ou topo as informações institucionais e catalográficas da edição da revista. 

Também ao longo do processo de editoração, é importante frisar que os autores são notificados, deste modo, assegurando a transparência quanto o andamento, bem como de uma eventual possibilidade de inclusão em alguma outra publicação (coletânea de texto). 

Também nos casos de obtenção de licença de Creative Commons, a publicação permite o uso do autor ou dos autores, desde que previamente informados durante o processo de submissão do texto, para que assim haja a licença e não tenhamos conflitos de interesses editoriais (ineditismo científico, direito autoral da publicação). 

 

POLÍTICA ÉTICA 

A publicação possui uma atenção em sua política ética, fazendo consultas periódicas sobre suas publicações junto ao COmitê de ética da Unemat, respeitando as resoluções éticas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. Portanto, é importante que todo colaborador tenha consciência não somente das obrigações éticas quanto a divulgação de dados éticos humanos, bem como de possíveis sanções como: 1) notificação e solicitação de termo de concessão, 2) exclusão do texto em caso de infração grave, 3) reunião e orientação direta ao colaborador.

Bem como salientamos todo um monitoramento do fluxo de trabalho, observando se a revisão às cegas segue os princípios de isonomia por parte dos pareceristas e se configura transparência nos critérios adotados e decisões tomadas.  

 

ARQUIVAMENTO

Todos os textos publicados constam em nosso banco de dados eletrônico. Textos que podem ser acessados numa rápida pesquisa na "seção Edições anteriores".  

 

POLÍTICA DE PUBLICIDADE E MARKETING DIRETO 

A publicação desenvolve uma política de publicidade visando um incentivo de eventos e publicações científicas relacionadas à comunicação, desde que em consonância com a linha de pesquisa e com a participação de pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade, do curso de Jornalismo da Unemat. Lembrando que a publicidade é gratuita, sem custo de divulgação, bem como utilizada em espaços específicos com banneres ou releases, que podemo ser divulgados como marketing direto ( email-notificação para o mailing de assinantes e publicações no instagram da revista).  

 

HISTÓRICO DO PERIÓDICO 

Lançada em 2013, a revista Comunicação, Cultura e Sociedade é o primeiro periódico na área de Comunicação no estado de Mato Grosso. O seu objetivo é fomentar a pesquisa, bem como o diálogo entre os pares, a fim de amadurecer o campo de estudos entre as faculdades de Jornalismo, Publicidade e áreas afins da Comunicação.

Trata-se de uma iniciativa de professores do Curso de Jornalismo da Unemat, inicialmente no sentido de fortalecer a produção da pesquisa e o intercâmbio de experiências com os pares de pesquisa em âmbito regional, quando o curso ainda residida no câmpus de Alto Araguaia. Contudo, a publicação cresceu, assumindo um maior protagonismo em um cenário de pesquisa em Comunicação, articulando uma boa relação com os mais diversos programas de pós-graduação e entidades científicas.