Proporção de atendimentos pós implantação do Protocolo Manchester em um hospital público do Mato-Grosso

Autores

  • Nayara Ferreira UNIVERSIDADE DO ESTADO MATO GROSSO
  • Camila Aristela Paula Oliveira
  • Liliane Trivellato Grassi
  • Solange da Silva Lima
  • Vera Mileide Trivellato Grassi

Resumo

Introdução: O protocolo de Manchester é um processo de identificação dos pacientes, onde seu objetivo principal é estabelecer prioridades para o atendimento dos usuários que acessam o serviço de emergência, levando em consideração o risco de agravo à saúde. Objetivo: Verificar a proporção dos atendimentos no setor de urgência e emergência após a implantação do sistema de classificação de risco Protocolo Manchester no Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, com utilização de fonte secundária de informações, sendo esta: registros do programa de software MV. Os dados obtidos correspondem ao período de 12/01/2015 a 31/07/2015. Resultados e discussão: Após a implantação do protocolo Manchester de classificação de risco dos pacientes, foi demonstrado que houve um total de 7,043 atendimentos para o período estabelecido, desses atendimentos: 3, 895 (55,30%) dos pacientes atendidos foram classificados como pouco urgentes, 1, 622 (23,03 %) como urgentes, 517 (7,34%) como muito urgente, 123 (1,75%) como emergência, 268 (3,81%) como não urgente e 618 (8,77%). Conclusão: Foi identificada fragilidades no processo de encaminhamentos e regulação dos pacientes para o setor de urgência e emergência, uma vez que foi caracterizado o perfil de atendimentos dos usuários atendidos como não sendo de caráter emergencial, esse fator denota a importância e a necessidade de revisão por parte da gestão do serviço de atendimento primário e dos municípios com relação aos critérios de referência e contra referência.

                                                                                                     

Palavras-chave: Serviço Hospitalar de Emergência. Medicina de Emergência. Serviço Hospitalar de Emergência/classificação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Ferreira, UNIVERSIDADE DO ESTADO MATO GROSSO

Vera Mileide Trivellato Grassi

Referências

Anziliero F. Emprego do sistema de triagem de Manchester na estratificação de rico. Revisão de literatura. 2011. Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção do grau de bacharel em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

Chaves SC. Grau de concordância da classificação de risco de usuários atendidos em um pronto socorro utilizando dois diferentes protocolos. 2009. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília; 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS n. 2048, de 05/11/2002. Aprova, na forma do Anexo desta Portaria, o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. 2002.

Grupo Brasileiro de Classificação de Risco Diretrizes para implementação do sistema Manchester de classificação de risco nos pontos de atenção às urgências e emergências - Segunda Edição Revisão para o Brasil; 2015.

Lopes JB. Enfermeiro na classificação de risco em serviço de emergência: revisão integrativa. Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção do grau de bacharel em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência. Brasília; 2009.

Shiroma LMB, Pires DEP. Classificação de risco em emergência - Um desafio para as/os enfermeiras/os. Enferm em foco 2011; 2(1):14-14.

Garlet ER, Lima MADS, Santos JLG, Marques GQ. Finalidade do trabalho em urgências e emergências: concepções de profissionais. Rev Latino-AM Enferm 2009;17(4).

Azevedo ALC, Pereira AP, Lemos C, Coelho MF, Chaves LPD. Organização de serviços de emergência hospitalar: uma revisão integrativa de pesquisas. Revi Eletron de Enferm 2010;12(4):736-45.

Caveião C, Hey AP, Montezeli JH, Barros APMM, Sordi JA, Santos SC. Desafios ao enfermeiro na implantação da classificação de risco em unidade mista. Rev Enferm UFSM 2014;4(1):189-196.

França FM. Estudo sobre síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem em dois hospitais de médio porte no município de Cáceres-MT. Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em ciências Universidade de Brasília, nível Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

Souza CC, Araujo FA, Chianca TCM. Produção científica sobre a validade e confiabilidade do Protocolo de Manchester: revisão integrativa da literatura. Revi Esc Enferm USP 2015;49 (1):144-151.

Nascimento ERP, Hilsendeger BR, Neth C, Balaver GM, Bertoncello KCG. Classificação de risco na emergência: avaliação da equipe de enfermagem. Rev Enferm UERJ 2011;19 (1):84-88.

Publicado

2017-04-28

Como Citar

Ferreira, N., Oliveira, C. A. P., Grassi, L. T., Lima, S. da S., & Grassi, V. M. T. (2017). Proporção de atendimentos pós implantação do Protocolo Manchester em um hospital público do Mato-Grosso. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(06). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/1663

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)