NOTAS PARA NÃO DEIXAR SEU LITERATO EM PAZ: PERCORRENDO OS ESTUDOS DE GÊNERO E ALGUNS PREÂMBULOS SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA
Palavras-chave:
Estudos de gênero, Literatura e Sociedade, Função social da literaturaResumo
Este trabalho se situa no âmbito dos estudos de gênero e também considera questões concernentes às relações entre literatura e sociedade enquanto campo legítimo de estudos na universidade. O conceito de gênero surgiu na segunda metade dos anos 1980, sob construção colaborativa, para analisar relações socialmente construídas e criticar a desigualdade entre gêneros. Vale destacar que, historicamente, a crítica sucedeu a história da literatura, sendo-lhe, portanto, posterior. Diante disso, Michel Foucault (1976), Joan Scott (1986) e Judith Butler (1990), três referenciais aqui apresentados, o são no intuito de que sejam pensados como ferramentas teóricoconceptuais, para que se possa contribuir para a discussão do cânone literário e se desmantele o acontecimento da literatura reduzida ao absurdo nas universidades, quando esta se reduz à abstração, resultante da análise estrutural dos andaimes do edifício em construção que é texto literário, o que resulta, infelizmente, em gestos de distanciamento acerca da discussão que engloba a relação indissociável entre literatura e vida social.