NOTAS PARA NÃO DEIXAR SEU LITERATO EM PAZ: PERCORRENDO OS ESTUDOS DE GÊNERO E ALGUNS PREÂMBULOS SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA

Autores

  • Éderson Luís Silveira Universidade Estadual do Mato Grosso de Sul - UEMS

Palavras-chave:

Estudos de gênero, Literatura e Sociedade, Função social da literatura

Resumo

Este trabalho se situa no âmbito dos estudos de gênero e também considera questões concernentes às relações entre literatura e sociedade enquanto campo legítimo de estudos na universidade. O conceito de gênero surgiu na segunda metade dos anos 1980, sob construção colaborativa, para analisar relações socialmente construídas e criticar a desigualdade entre gêneros. Vale destacar que, historicamente, a crítica sucedeu a história da literatura, sendo-lhe, portanto, posterior. Diante disso, Michel Foucault (1976), Joan Scott (1986) e Judith Butler (1990), três referenciais aqui apresentados, o são no intuito de que sejam pensados como ferramentas teóricoconceptuais, para que se possa contribuir para a discussão do cânone literário e se desmantele o acontecimento da literatura reduzida ao absurdo nas universidades, quando esta se reduz à abstração, resultante da análise estrutural dos andaimes do edifício em construção que é texto literário, o que resulta, infelizmente, em gestos de distanciamento acerca da discussão que engloba a relação indissociável entre literatura e vida social. 

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

Silveira, Éderson L. (2023). NOTAS PARA NÃO DEIXAR SEU LITERATO EM PAZ: PERCORRENDO OS ESTUDOS DE GÊNERO E ALGUNS PREÂMBULOS SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA. Revista Alere, 27(1), 101–120. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/11531