A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA – EXPERIÊNCIA COM ESTAGIÁRIOS DO PIBID

Autores

  • Maria Elena Santos Gomes Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT; SEDUC

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Alunos, Escola, PIBID

Resumo

Pretendemos, com este artigo, refletir sobre a importância da leitura e da escrita na formação de cidadãos pensantes e agentes de sua própria história, como ostenta a própria escola, a priori, com intuito de compreender, criticar e transformar as práticas de leitura e escrita com auxílio dos(as) bolsistas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Língua Portuguesa. Também
serão abordados alguns aspectos com base no trabalho e na observação em sala de aula, dos diferentes discursos e escritas dos alunos do ensino médio dentro da escola. Para justificar a tese, utilizamos teorias de autores preocupados com esse tema, como: Naspolini (2009), Magda Soares (2008), Possenti (1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais, dentre outras que tratam da questão. Diante dos resultados, levantamos algumas hipóteses explicativas, dentre elas, a que se refere à falta de um projeto permanente de leitura e produção textual com os alunos do Ensino Fundamental, pois na prática, mesmo “aprovados”, esses alunos quando chegam ao ensino médio, a maioria não atinge os objetivos esperados, pois muitos mostram-se incapazes de escrever textos simples e negligenciam a leitura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-04

Como Citar

Santos Gomes, M. E. (2023). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA – EXPERIÊNCIA COM ESTAGIÁRIOS DO PIBID. Revista Alere, 27(1), 121–138. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/11532