PERSPECTIVAS DA LITERATURA INDÍGENA E O VIÉS INTERCULTURAL: TEMAS EMERGENTES NO ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Rosemar Eurico Coenga Universidade de Cuiabá - UNIC

Palavras-chave:

Interculturalidade, Ensino de literatura, Literatura indígena

Resumo

O texto tem por objetivo lançar reflexões sobre a importância da literatura infantil e juvenil indígena brasileira em sala de aula. Na discussão, é dada ênfase ao tema da interculturalidade e se ressalta o aspecto didático no seu tratamento, com vistas a desconstrução de preconceitos e estereótipos existentes ao redor desse universo. A esse respeito recorremos a Candido (2011), sobre a importância
da literatura na formação dos sujeitos, “na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante” (p.182). Finalizamos o trabalho propondo uma reflexão sobre a educação intercultural a partir do uso da literatura infantil e juvenil indígena em sala de aula.

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

Coenga, R. E. (2023). PERSPECTIVAS DA LITERATURA INDÍGENA E O VIÉS INTERCULTURAL: TEMAS EMERGENTES NO ENSINO DE LITERATURA. Revista Alere, 27(1), 157–180. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/11534