LETRAMENTO LITERÁRIO: CAMINHO POSSÍVEL ATRAVÉS DO CONTO
Palavras-chave:
Letramento literário, Texto literário, Escola, Leitura literáriaResumo
O trabalho significativo com texto literário em sala de aula tem se tornado cada vez mais desafiador, o que requer metodologias que despertem o interesse dos alunos pela literatura. Isso se deve ao fato de que o ensino de literatura perdeu sua pertinência no currículo da disciplina escolar português, o que tem favorecido cada vez mais o distanciamento entre o homem e a literatura. Na busca
por desmitificar e resgatar a proximidade do aluno com a literatura, conduzindo-o à compreensão do sentido do texto literário bem como à conscientização da sua importância e contribuição para o aprimoramento da capacidade críticoreflexiva do homem, este artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de possibilidade de leitura literária do conto “Felicidade Clandestina” (1988), da escritora brasileira Clarice Lispector, a partir da perspectiva do letramento literário de Rildo Cosson (2014). Para desenvolver esse trabalho tomamos como pressuposto teórico autores como Barthes (2007), Candido (1972), Kleiman (1997), Paulino (2014) e Zilberman (1999).