LETRAMENTO LITERÁRIO: CAMINHO POSSÍVEL ATRAVÉS DO CONTO

Autores

  • Bruna Lalinny Magalhães da Silva Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Stefany Silva do Nascimento Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Palavras-chave:

Letramento literário, Texto literário, Escola, Leitura literária

Resumo

O trabalho significativo com texto literário em sala de aula tem se tornado cada vez mais desafiador, o que requer metodologias que despertem o interesse dos alunos pela literatura. Isso se deve ao fato de que o ensino de literatura perdeu sua pertinência no currículo da disciplina escolar português, o que tem favorecido cada vez mais o distanciamento entre o homem e a literatura. Na busca
por desmitificar e resgatar a proximidade do aluno com a literatura, conduzindo-o à compreensão do sentido do texto literário bem como à conscientização da sua importância e contribuição para o aprimoramento da capacidade críticoreflexiva do homem, este artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de possibilidade de leitura literária do conto “Felicidade Clandestina” (1988), da escritora brasileira Clarice Lispector, a partir da perspectiva do letramento literário de Rildo Cosson (2014). Para desenvolver esse trabalho tomamos como pressuposto teórico autores como Barthes (2007), Candido (1972), Kleiman (1997), Paulino (2014) e Zilberman (1999). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-04

Como Citar

Magalhães da Silva, B. L., & Silva do Nascimento, S. (2023). LETRAMENTO LITERÁRIO: CAMINHO POSSÍVEL ATRAVÉS DO CONTO. Revista Alere, 27(1), 211–232. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/11536