O TEMPO COMO MARCA DE SENTIMENTOS VIVENCIADOS E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Nasione Rodrigues Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Crônica, Rachel de Queiroz, Sentimentos, Tempo, Ensino aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o momento de distanciamento pelo qual o Brasil e o mundo se encontram, isto se dará através da crônica “Medida de Tempo” (1966) de Rachel de Queiroz. Trabalho este que também foi desenvolvido com alunos em sala de aula, visando melhor aproveitamento do processo de ensino aprendizado, sem, contudo, deixar de seguir a proposta das diretrizes referentes as habilidades e competências as quais cada estudante deveria praticar como forma de demostrar resultados do que fora desenvolvido na prática pedagógica, isto se deu com alunos do ensino médio, na Escola Estadual Professor João Batista em Tangará da Serra - MT, sobre a leitura de obras literárias, a escrita verbal e não verbal, produção de vídeos, Histórias em Quadrinhos fazendo uso da tecnologia conforme orientação da BNCC (2017), mecanismo este do qual se fez uso em tempo de Pandemia com aulas on-line, visando transformar o aluno em uma pessoa crítica frente aos desafios do cotidiano, utilizou-se também de teóricos como CANDIDO (2003) e GUARNIERI (2000) para maior entendimento crítico deste trabalho. Percebe-se oportuna esta reflexão tendo em vista o que se diz respeito aos sentimentos vividos pela sociedade em meio as decisões a serem tomadas e principalmente adotadas como forma de evitar o contágio e, isto somente o tempo é quem poderá conduzir cada indivíduo na tomada de decisão, por outro lado têm as relações políticas nas interfaces da busca de soluções científicas como forma de tentar solucionar o que está imposto por este momento vivenciado. No primeiro momento farar-se-á uma breve análise da crônica de Rachel de Queiroz, no segundo momento apresentar-se-á a metodologia da prática pedagógica, bem como do resultado obtido desta ação com os estudantes. 

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

Rodrigues Silva, N. (2023). O TEMPO COMO MARCA DE SENTIMENTOS VIVENCIADOS E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Alere, 27(1), 233–252. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/11537