EXERCÍCIOS DE IMAGINAR – UMA LEITURA DE EXERCÍCIOS DE SER CRIANÇA DE MANOEL DE BARROS

Autores

  • CAROLINA TITO CAMARÇO UNEMAT
  • ELISABETH BATTISTA

Resumo

A partir do momento em que a infância passa a ser vista como uma construção social, a criança passa a receber bens culturais específicos, entre eles uma literatura própria. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma leitura de Exercício de ser criança (1999), de Manoel de Barros, seu primeiro livro infantil/juvenil. Barros retoma algumas características recorrentes na sua obra poética: as peraltagens, o ser-poeta, conceitos poéticos sobre a matéria da poesia, a atitude de recordar a infância, a consciência do faz-de-conta das brincadeiras, a busca do anti-pragmatismo da poesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de. Sobre Brinquedos e Infância: Aspectos da Experiência e da Cultura do Brincar. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 95, p. 541-551, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n95/a11v2795.pdf> Acesso em 03 de março de 2011.

ALMEIDA, Marinei. Olhar para as “pré-coisas” do mundo em livro de pré-coisas. In: MACHADO, Madalena; MAQUÊA, Vera (orgs.) Dos labirintos

e das águas: entre barros e dickes. Cáceres, MT: Editora Unemat, 2009.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução de Antônio de

Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

______. A poética do espaço. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARROS, Manoel de. Exercício de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a

educação. Posfácio de Flavio Di Giorgi. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

CASTRILLON-MENDES, Olga Maria. Os (des)caminhos do universo

telúrico de Manoel de Barros. In: MACHADO, Madalena; MAQUÊA, Vera

(orgs.) Dos labirintos e das águas: entre barros e dickes. Cáceres, MT:

Editora Unemat, 2009.

CRUZ, Wanêssa Cristina Vieira. Iluminuras: A imaginação criadora cm

Manoel de Barros. 2009. 136f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009.

FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua

Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

GARCIA, Mirian Theyla Ribeiro. Exercícios de ser humano: A poesia e a

infância na obra de Manoel de Barros. 2006. 125f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira). Mestrado em Teoria Literária e Literaturas, Universidadede Brasília – UnB. Brasília, 2006.

MAIA, Mara Jane Sousa. As Estratégias de Enunciação no Universo Infantil de Manoel de Barros no Conto “O Menino que Carregava Água na Peneira”. Revista Travessias, número 02. Cascavel, 2008. Disponível: em <http://www.fflch.usp.br/dl/xienapol/anais/MARA_Maia.pdf> Acesso em 05 defevereiro de 2011. ISSN 1982-5935

MELOTTO, Thalita; MARINHO, Marcelo. Arte, erotismo e representação

do universo: da pintura rupestre a Manoel de Barros. IN: MARINHO, Marcelo. Manoel de Barros: o brejo e o solfejo. Brasília: Ministério da Integração Nacional: Universidade Católica Dom Bosco, 2002.

RAMOS, Isaac Newton Almeida. A didática da invenção do poeta. In: SILVA, Agnaldo Rodrigues da. (org.) Diálogos literários: Literatura, Comparativismo e Ensino. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.

RODRIGUES, Ricardo Alexandre. A Poética da desutilidade: Um passeio

pela poesia de Manoel de Barros. 2006. 100f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Literatura). Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.

SCOTTON, Maria Tereza. A Representação da Infância na Poesia de Manoel de Barros. In: Anais da Reunião Anual da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, CAXAMBU / MG, 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt07/t075.pdf>

Acesso em 03 de maio de 2011.

TURCHI, Maria Zaíra. O estético e o ético na literatura infantil. In: Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de Gramado. CECCANTINI, João Luis (Org.). São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis SP:ANEP, 2004.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira.

Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Downloads

Publicado

2015-06-07

Como Citar

CAMARÇO, C. T., & BATTISTA, E. (2015). EXERCÍCIOS DE IMAGINAR – UMA LEITURA DE EXERCÍCIOS DE SER CRIANÇA DE MANOEL DE BARROS. Revista Alere, 7(1), 24. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/486

Edição

Seção

ARTIGOS