Inteligências artificiais e inovações pedagógicas são temas de nova edição de revista científica do curso de Jornalismo da Unemat

2024-05-22

Olhares para o futuro: Ensino, pesquisa e inovação'. Este é o tema da nova edição da revista científica Comunicação, Cultura e Sociedade (RCCS) do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus universitário de Tangará da Serra. A edição reúne 11 textos, divididos entre artigos e resenha de pesquisadores de diversas partes do Brasil e mundo afora. O objetivo foi ampliar o debate sobre a relação entre as inteligências artificiais e as práticas de Comunicação em diferentes ambientes (ensino, mercado de trabalho, realidade cotidiana), além de evidenciar questões ainda bastante problemáticas na relação entre Comunicação, Cultura e Sociedade.

A edição é o número 15 da revista e foi organizada por professores e pesquisadores do Brasil e Portugal: o professor doutor Élmano Ricarte, do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNova-Portugal), a professora doutora Sônia Regina Soares da Cunha, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), a editora Patrícia Contreras, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e o professor doutor Lawrenberg Advíncula da Silva, da Unemat. Trata-se de um esforço interinstitucional de diálogo iberoamericano entre editores brasileiros e portugueses, visando uma maior profissionalização do trabalho de divulgação científica no interior do Brasil.

Nesta edição, houve textos sobre a relação entre inteligência artificial e o conteúdo colaborativo no Jornalismo em Televisão, sobre o uso do ChatGPT em salas de aula de Comunicação e Jornalismo, inovação em infografia e do uso de jogos digitais no jornalismo especializado, jornalismo on-line em plataformas on code e perspectivas da pesquisa em Comunicação. Além desses temas, também se registra textos sobre questões de colonialidades no currículo acadêmico, da representação do negro na mídia, da detecção de fake news por professores da rede pública de ensino e dos modos de preservação dos arquivos de televisão.

Com uma larga experiência em edição de revistas científicas internacionais, a editora e co-organizadora, Patrícia Contreiras, avalia com muito otimismo a nova edição da revista. "Um parabéns a todos os envolvidos desta edição. A publicação tem muito a avançar, principalmente na gestão editorial e internacionalização do corpo de avaliadores e colaboradores", observa a editora.

Os textos da nova edição podem ser acessados pela plataforma de periódicos da Unemat, onde é possível ter um acesso gratuito clicando aqui.

A revista Comunicação, Cultura e Sociedade funciona como uma iniciativa do grupo de pesquisa de mesmo nome desde o ano de 2013. Ela conta atualmente com abrangência nacional e classificação na Plataforma Sucupira de Periódicos, além de estar presente em diversas bases de indexação, entre elas o Portal Capes de Periódicos e o Google Schoolar.