A intersecção entre cultura, gênero, moda e narrativas de história

Uma análise da marca Dendezeiro e sua coleção ‘PARA AQUELES QUE ACREDITAM NA LIBERDADE’

Autores

  • Marcos Daniel da Silva Oliveria INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v10i1.12451

Palavras-chave:

Cultura, sociedade, Comunicação, moda, Dendezeiro

Resumo

Este artigo analisa a interseção entre cultura, gênero, moda e narrativas de histórias através de uma investigação da marca Dendezeiro e sua coleção ‘Para aqueles que acreditam na liberdade’. Fundada por Hisan Silva e Pedro Batalha, a Dendezeiro destaca-se por sua abordagem inclusiva e representativa na moda, promovendo a diversidade e a liberdade individual. Através de modelagens inteligentes e uma estética agênero, a marca busca transcender os padrões convencionais da indústria, oferecendo uma plataforma de emancipação para pessoas reais. Esta análise examina como a Dendezeiro incorpora elementos culturais brasileiros em suas criações, desafia normas de gênero e utiliza narrativas de histórias para promover a liberdade e a inclusão. Além disso, destaca-se a colaboração da Dendezeiro com a Vult na criação de modelos inclusivos de capelos, exemplificando o compromisso da marca com a representatividade e diversidade. No contexto da moda contemporânea, a Dendezeiro emerge como um exemplo inspirador de como a moda pode ser uma ferramenta de expressão e resistência, promovendo a liberdade e celebrando a diversidade cultural e de gênero.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANASTÁCIO, Zélia. Entre género e sexo, o papel da sociedade e o papel da biologia. 2021.

ARRAIS, Bruno da Graça Bagarrão. Inclusão e Igualdade na Moda Sem Género: Uma Análise Histórica e Contemporânea. 2023. Tese de Doutorado.

BORGES, Matilde Maciel dos Reis. Dançar Ativismo: transformação da comunicação pontual e de curta duração em ativismo duradouro por meio da dança. 2023. Tese de Doutorado.

COSTA, Maria João Rocha da. Moda, Conservadorismo e Religião: Vestuário e expressão como fronteira entre o individual e o coletivo. 2023. Tese de Doutorado.

COSTA, Eleandra Negri; PHILIPPSEN, Neusa Inês; JORRA, Tania Cristina Crivelin. NARRATIVA BIOGRÁFICA EM UM ESTUDO DE CASO: IDENTIDADE E CULTURA INDÍGENA NA REGIÃO DO ARAGUAIA–MT. Revista AlembrA, v. 5, n. 11, p. 39-60, 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social . 6. ed. Editora Atlas S.A., 2008.

COGO, Rodrigo. Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação. Aberje Editorial, 2020.

JUSTO, Iracema Tatiana Ribeiro Leite. A informação de moda sem gênero no Instagram: o corpo ressignificado através do vestuário. 2022.

LODY, Raul. Tem dendê, tem axé: etnografia do dendezeiro. Pallas Editora, 2024.

MELO, Beatriz Neves. Identidade de género na narrativa gráfica-Suporte para a mitigação de estereótipos binários de género. 2023.

MEDEIROS, Marcelo. Pesquisas de abordagem qualitativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 14, n. 2, p. 224-9, 2012.

MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje?. Revista do Instituto de Estudos brasileiros, p. 20-31, 2015.

PEREIRA, Jefferson da Silva. Vestuário, identidade e indumentária: relatório de micro tendências socioculturais sobre os rumos dos códigos de vestimenta em contexto corporativo. 2022. Tese de Doutorado.

QUADROS, Taiana Flores de et al. Da “cor de pele” as cores de pele: a diversidade em foco nas escolas de educação infantil de Santa Maria-RS. 2023. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria.

RABELO, Karoline Ribeiro; ALVES, Rozane Alonso. GÊNERO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS: REFLEXÕES SOBRE REPRESENTAÇÕES, PODER E RESISTÊNCIA. 2023.

RIBEIRO, Helena Gabrielle Souza. “Isso é tão Aesthetic!”: a estetização da imagem de moda do “Look do dia” no Instagram ao “Arrumese comigo!” no TikTok. dObra [s]–revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, n. 39, p. 201-225, 2023.

SANTOS, Anna Thaís Marques. Proposta didática antirracista para o ensino de literatura de mulheres negras brasileiras. 2023.

SANTOS, Thiago Aparecido Aranha. Classe social e transfeminismo: Uma Análise sob a Perspectiva das desigualdades sociais. PLAZA PÚBLICA. Revista de Trabajo Social, n. 30, p. 128-137, 2024.

SANTOS, Luan Felipe Silva dos. Memoração e negritude: o FASC como objeto de representação da cultura afro-sergipana. 2023.

SILVA, Emilly Crislaine de Lima da. Uma reflexão sobre a relação entre a moda e as produções audiovisuais. 2023.

VITÓRIA, José Ricardo; EMMENDOERFER, Magnus Luiz. O que é cultura? Reflexões para uma sociedade (pós-) pandêmica. Revista USP, n. 140, p. 145-156, 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

A intersecção entre cultura, gênero, moda e narrativas de história: Uma análise da marca Dendezeiro e sua coleção ‘PARA AQUELES QUE ACREDITAM NA LIBERDADE’. (2024). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v10i1.12451

Artigos Semelhantes

1-10 de 158

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.