Ensaio Acadêmico sobre o conceito de meme

Autores

  • Juliana Leão Borba Lins Universidade de Brasília
  • Dra. Ana Carolina Kalume Maranhão Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v10i1.12917

Palavras-chave:

Meme, meme de internet, nomenclatura, terminologia, etimologia

Resumo

O presente trabalho trata sobre o surgimento da nomenclatura meme e o caso bem- sucedido da criação deste nome que perdura décadas e consegue abarcar antes de mais nada o princípio definidor de sua nomenclatura. Este ensaio dedica-se aos caminhos da palavra meme e a investigação da força desta terminologia e sua sobrevivência. Para isso, apresentaremos como aporte teórico as obras de Lucrécia Ferrara, Richard Dawkins e Vilém Flusser, como forma de determinar a trajetória do meme e chegar até o meme de internet, entendendo, assim, como a popularidade deste subgrupo pode ter o tornado sinônimo de um grupo inteiro. Outras referências são os autores Linda Börzsei, Colin Lankshear, Michele Knobel e Viktor Chagas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Leão Borba Lins, Universidade de Brasília

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília. Graduada em Comunicação - Jornalismo pela UnB. Trabalha no setor de Comunicação Social do Instituto Federal de Goiás. 

  • Dra. Ana Carolina Kalume Maranhão, Universidade de Brasília

    Doutora em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Professora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília.  Professora da Faculdade de Comunicação,  Departamento de Jornalismo,  Universidade de Brasília.

Referências

BÖRZSEI, L. Em vez disso, faz um meme: uma história concisa dos memes de internet. In: CHAGAS, V. (org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de fenômeno do mundo digital. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 509-540.

CHAGAS, V. Da memética aos estudos sobre memes: uma revisão da literatura concernente ao campo nas últimas cinco décadas (1976- 2019). In: CHAGAS, V. (org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de fenômeno do mundo digital. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 23-78.

DAWKINS, R. O gene egoísta. 1.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FERRARA, L. A comunicação que não vemos [livro eletrônico]. São Paulo: Paulus, 2018.

FLUSSER, V. A dúvida. AnnaBlume/ Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. Memes on-line, afinidades e produção cultural (2007-2018). In: CHAGAS, V. (org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de fenômeno do mundo digital. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 85-126.

MEME . Oxford English Dictionary. Disponível em: <https://www.oed.com/dictionary/meme_n?tab=etymology&tl=true>. Acesso em: 23 de set. de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Ensaio Acadêmico sobre o conceito de meme. (2024). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v10i1.12917

Artigos Semelhantes

1-10 de 140

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.