“Dissecando” uma dissertação

EXERCÍCIO DE LER, REFLETIR E TECER CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PESQUISA

Autores

  • TIANEY WEISS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v10i1.13029

Palavras-chave:

práticas escolares, culturas escolares

Resumo

O ensaio pretende delinear e tecer considerações sobre uma pesquisa em culturas e práticas escolares. A dissertação escrita por Gisele Alves De Lima é usada como pano de fundo para elaboração de reflexões pertinentes ao trabalho realizado, bem como, enfatiza o exercício da leitura e da interpretação de pesquisas já realizadas como instrumento fundamental à constituição do pesquisador em formação.

Dissecar, nessa escrita, se refere à atividade de compreensão de um trabalho executado com sucesso por outro pesquisador. A dissertação "Culturas e Práticas Escolares do Curso Complementar no Colégio São José, Vacaria/RS (1931–1944), analisada nesse ensaio,  apresenta subsídios e inspirações ao trabalho de pesquisador.  A partir da leitura e da interpretação da dissertação foi possivél realizar problematizações e promover dialogados com outros autores, podendo converter-se em uma ferramenta de amparo e avaliação do próprio percurso de pesquisa.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CUNHA, Maria Teresa Santos. Das mãos do autor aos olhos do leitor. Um estudo sobre livros escolares: A Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (1950/1970). História [online]. 2011, vol.30, n.2, pp.81-99.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Abordagens na Pesquisa e no Ensino de História da Educação. GONDRA, José Gonçalves, MACHADO, Maria Cristina Gomes, SILVA SIMÕES, Regina Helena (Org.) In: História da educação, matrizes interpretativas e internacionalização. Vitória: EDUFES, 2017, p.329-340.

LIMA, Gisele Alves de. Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS (1931-1944). 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019

SOUZA, Rosa Fátima de (2007). História da Cultura Material Escolar: Um balanço inicial. BENCOSTTA, Marcus Levy (Org.). In: Culturas Escolares, Saberes e Práticas Educativas: itinerários históricos. SP: Cortez, p. 163– 189

VIDAL, Diana Gonçalves (2005). Cultura e práticas escolares: A escola como objeto de pesquisa. In: Culturas Escolares. Campinas(SP): Autores Associados, p.21-69.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

WEISS, T. (2024). “Dissecando” uma dissertação: EXERCÍCIO DE LER, REFLETIR E TECER CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PESQUISA. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v10i1.13029