“Dissecando” uma dissertação
EXERCÍCIO DE LER, REFLETIR E TECER CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v10i1.13029Palavras-chave:
práticas escolares, culturas escolaresResumo
O ensaio pretende delinear e tecer considerações sobre uma pesquisa em culturas e práticas escolares. A dissertação escrita por Gisele Alves De Lima é usada como pano de fundo para elaboração de reflexões pertinentes ao trabalho realizado, bem como, enfatiza o exercício da leitura e da interpretação de pesquisas já realizadas como instrumento fundamental à constituição do pesquisador em formação.
Dissecar, nessa escrita, se refere à atividade de compreensão de um trabalho executado com sucesso por outro pesquisador. A dissertação "Culturas e Práticas Escolares do Curso Complementar no Colégio São José, Vacaria/RS (1931–1944), analisada nesse ensaio, apresenta subsídios e inspirações ao trabalho de pesquisador. A partir da leitura e da interpretação da dissertação foi possivél realizar problematizações e promover dialogados com outros autores, podendo converter-se em uma ferramenta de amparo e avaliação do próprio percurso de pesquisa.
Downloads
Referências
CUNHA, Maria Teresa Santos. Das mãos do autor aos olhos do leitor. Um estudo sobre livros escolares: A Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (1950/1970). História [online]. 2011, vol.30, n.2, pp.81-99.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. Abordagens na Pesquisa e no Ensino de História da Educação. GONDRA, José Gonçalves, MACHADO, Maria Cristina Gomes, SILVA SIMÕES, Regina Helena (Org.) In: História da educação, matrizes interpretativas e internacionalização. Vitória: EDUFES, 2017, p.329-340.
LIMA, Gisele Alves de. Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS (1931-1944). 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019
SOUZA, Rosa Fátima de (2007). História da Cultura Material Escolar: Um balanço inicial. BENCOSTTA, Marcus Levy (Org.). In: Culturas Escolares, Saberes e Práticas Educativas: itinerários históricos. SP: Cortez, p. 163– 189
VIDAL, Diana Gonçalves (2005). Cultura e práticas escolares: A escola como objeto de pesquisa. In: Culturas Escolares. Campinas(SP): Autores Associados, p.21-69.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Comunicação, Cultura e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.