A Ironia na Paródia e a Força Social da Pós-Modernidade

Autores

  • Pedro Klein Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v11i1.13464

Palavras-chave:

Ironia, Pós-Modernidade, Comunicação Digital, YouTube, Mídia Tradicional

Resumo

No mês de julho do ano de 2024, em seu programa de TV, a jornalista Sonia Abrão promove um comentário sobre a atuação do humorista Bruno Matos em sua entrevista com Fernanda Bande. Sua fala foi mal-recebida por certa seção do público, representada e consubstanciada pelo canal do YouTube Virou Festa e sobretudo entre os mais jovens, por estar desconexa da realidade discursiva do texto, que deveria ser lido de maneira irônica. A reação demonstra um mecanismo que limita os significados dos enunciados a um campo semântico restrito e ligado a uma prática e um momento social típico da pós-modernidade. De que forma isso acontece? Para responder essa pergunta, inicialmente discutiremos o conceito de pós-modernidade e os atores envolvidos no conflito, para então descrever o processo de reforço e retroalimentação exercido pela figura da ironia.

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Biografia do Autor

  • Pedro Klein Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e em Ciências Econômicas pela Universidade de Franca (2022), mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2021) e em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (2022) e doutorando em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2026).

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Publicado

2025-08-09

Como Citar

Klein Garcia, P. (2025). A Ironia na Paródia e a Força Social da Pós-Modernidade. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v11i1.13464