Dance of Days: duas décadas de punk na capital dos EUA.

Autores

  • Iuri Gomes Barbosa Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.1647

Palavras-chave:

Movimento Punk

Resumo

O contemporâneo universo informacional oscila entre o supérfluo e o excessivo, entre a apatia política e os arroubos ideológicos que muitas vezes culminam em violência gratuita. A imensa quantidade de informação ora parece anestesiar o senso crítico da sociedade, ora o infla a ponto de alimentar atitudes e ideias opressoras, fascistas. Num cenário como este, o anseio de transformar a realidade tendo como subsídio a música e um engajamento social soa como um discurso demasiado romântico, e talvez o seja mesmo. Porém, é este anseio que permeia Dance of Days: duas décadas de punk na capital dos EUA (520 páginas), de Mark Andersen e Mark Jenkins – ambos militantes do movimento punk em questão. Para além de um mero recorte histórico de um gênero musical – que por si só já é um grande feito –, o livro traz uma série de relatos que incitam reflexões acerca do atual cenário sociopolítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Gomes Barbosa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor efetivo do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alto Araguaia. Integra o grupo de pesquisa “Comunicação, Cultura e Sociedade”, da mesma instituição. E-mail: i.b.gomes@gmail.com. Graduado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre e doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT).

Referências

JAMESON, Frederic. Periodizando os anos 60. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991, p. 81-126.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev.2006

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: Por uma outra comunicação. Dênis de Moraes (org.). 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

STRAW, Will. Cultural Scenes and the Unintended Consequences of Policy. In: Loisir et société / Society and Leisure. Volume 27, número 2, 2004, p. 411-422.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Barbosa, I. G. (2017). Dance of Days: duas décadas de punk na capital dos EUA. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 4(1), 139–142. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.1647