As Interseções entre Jornalismo e Humor no Programa Pânico na Band

Autores

  • Edson Francisco Leite Junior Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2197

Palavras-chave:

jornalismo, humor, gêneros jornalísticos, infoentretenimento

Resumo

Este trabalho pretende analisar os pontos de interseção entre Jornalismo e Humor no programa Pânico na Band. Na televisão, o infoentretenimento tem ganhado novas roupagens que tornam cada vez mais difícil a definição de gêneros e a demarcação de uma linha reta que divida o que é jornalismo e o que não é. E por isso a importância do estudo da hibridização dos gêneros que, em nome da busca pela audiência, vem transformando a forma de se transmitir informação e gerar conhecimento. No caso do programa analisado, a empatia com o público se dá pelo humor e, ao se apropriar do formato jornalístico, contribuiu para a perpetuação de preconceitos e dos valores dominantes. E ao transformar fatos em diversão e tratá-los pela ótica do humor, o programa em questão pode ser definido como de gênero híbrido, ou seja, um produto midiático que mescla elementos tanto do (tele)jornalismo quanto da comédia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Francisco Leite Junior, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando em Comunicação na Faculdade de Comunicação e Informação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, também pela UFG. 

Referências

ALBERTI, Verena. O riso e o risível na história do pensamento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

ARISTÓTELES. Arte Poética. 1ª ed. São Paulo: Martin Claret, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Editora Hucitec Annablume, 2002.

BECKER, Beatriz. Mídia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais. In: Matrizes. São Paulo. Ano 5, nº 2, p. 231-250, jan./jun. 2012.

BOAL, Augusto. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular: uma revolução

copérnica ao contrário. 2ª ed. São Paulo: Ed. HUCITEC,1984.

BOMBO, Letícia da Cunha; DEBÉRTOLIS, Karen. Áudio-notícia teatral: uma nova

proposta para transmitir a informação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da

Comunicação, 2009, Curitiba.

CARDOSO, Ludimila Stival. A saga do herói mendigo: o riso e a neopicaresca no

programa Chaves. Goiânia: UFG, 2008. (Dissertação/ Mestrado)

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. 2. ed. São Paulo: Contexto.

FREUD, Sigmund. Os chistes e sua relação com o inconsciente. In: FREUD, S.

Obras completas. Volume VIII. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

GOMES, Itania Maria Mota. O embaralhamento de fronteiras entre informação e

entretenimento e a consideração do jornalismo como processo cultural e histórico. In:

DUARTE, Elizabeth Bastos; CASTRO, Maria Lília Dias (Org.). Em torno das Mídias:

práticas e ambiências. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LE GOFF, Jaques. O riso na Idade Média. In: BREMMER, Jan. ROODENBURG, Herman

(Org.), Uma história cultural do humor. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo.

Barueri, SP: Manole, 2005.

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005.

PEREIRA, Lawrence Flores. O Cômico: comentários sobre as concepções de Propp,

Freud e Bérgson. In: Letras de hoje. Porto Alegre. V. 32, nº 3, p. 15-28, setembro 1997.

PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Editora Ática, 1992.

ROSSI, Clovis. O que é Jornalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1980.

SABALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso: a representação humorística na história

brasileira: da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. 1ª ed. São Paulo:

Companhia das letras, 2002.

SODRÉ, Muniz. PAIVA, Raquel. O império do grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

SOUZA, Karla Caroline Nery de. Hibridização e Pós-modernidade: Novas formas de

atualização do audiovisual. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,

, Curitiba.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; TONDATO, Márcia Perecin. A televisão em busca

de interatividade: uma análise dos gêneros não ficionais. Brasília: Casa das Musas,

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; NORMANDO, Jullena. Gêneros híbridos: serviço

ou publicidade. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009,

Curitiba.

TONDO, Romulo; NEGRINI, Michele. Espetacularização e sensacionalismo: Reflexos

Sobre o Jornalismo Televisivo. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da

Comunicação, 2009, Curitiba.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2015.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Leite Junior, E. F. (2017). As Interseções entre Jornalismo e Humor no Programa Pânico na Band. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 4(1), 98–110. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2197