Mídia, Jornalismo e Cidadania: A representação do negro na mídia televisiva no Brasil

Autores

  • Claudomilson Fernandes Braga Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2214

Palavras-chave:

Comunicação, Mídia, Cidadania

Resumo

Este artigo objetiva analisar a representação do negro na mídia televisiva no Brasil, em particular na revista eletrônica semanal Fantástico: O Show da Vida, exibido no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro de 2016 buscando verificar a forma como foi retratado o negro. A metodologia, de caráter qualitativo, teve como proposta de análise do programa a perspectiva proposta por Bardin - análise de conteúdo. Os resultados apontam no sentido de que na edição estudada não há conteúdos sobre o negro, sugerindo que a inexistência da temática coloca o negro sem voz na mídia televisiva, sobretudo, por não conseguir pautar e criar suas próprias narrativas, sendo considerado, nesse sentido, um subcidadão.

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Biografia do Autor

Claudomilson Fernandes Braga, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Relações Públicas - UFG

Doutor em Psicologia Social - Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Pós-doutor em Psicologia Social - Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Braga, C. F. (2017). Mídia, Jornalismo e Cidadania: A representação do negro na mídia televisiva no Brasil. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 4(1), 126–138. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2214