A convergência do rádio: o podcast como proposta para o jornalismo em aplicativos de streaming

Autores

  • Alexandre André Santos Pereira Faculdade Edufor
  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v7i1.4562

Palavras-chave:

Podcast, Jornalismo, Spotify.

Resumo

Este artigo aborda a utilização do podcast como proposta para o jornalismo em aplicativos de streaming. Analisa a transmissão de conteúdo jornalístico para usuários do Spotify, por meio da produção de podcast, como um novo formato de distribuição da notícia. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, que versa sobre o conceito e as características do streaming e seus impactos no jornalismo. Abrange, ainda, um estudo no Spotify, de modo a descrever o referido aplicativo, sua usabilidade e como ocorre o processo de compartilhamento de conteúdos noticiosos para o público ouvir e se informar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre André Santos Pereira, Faculdade Edufor

Jornalista, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Mídias Digitais pela Faculdade Edufor. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. São Luís, Maranhão, Brasil. E-mail: comunicacao.alexandre@outlook.com

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Jornalista, Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia e Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. São Luís, Maranhão, Brasil. E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Referências

ASSIS, P. Podcasting como ferramenta de distribuição de conteúdos digitais via internet. In: INTERCOM, 2010.

CAPARELLI, S. Comunicação de massa sem massa. 9. ed. São Paulo: Summus, 2016.

ÉPOCA. Brasil tem 230 milhões de smartphones em uso. Disponível em: < https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/04/brasil-tem-230-milhoes-de-smartphones-em-uso.html >. Acesso em 06 nov. 2019.

FERRARETTO, L. A. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Dora Luzzatto, 2017.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

FILHO, L. C. R. Webrádios, streaming e migração de banda: tendências para as linguagens digitais nas rádios da fronteira Brasil-Paraguai. In: INTERCOM, 2014.

JUNG, M. Jornalismo de rádio. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

LEMOS, André. Podcast: emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. Publicação do Ciberpesquisa - Centro de Estudos e Pesquisas em Cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2005.

LUIS et al. O podcast no Brasil e no mundo: democracia, comunicação e tecnologia. IV Simpósio Nacional ABCiber, 2010.

LUÍZ, L; ASSIS, P. O crescimento do podcast: origem e desenvolvimento de uma mídia da cibercultura. III Simpósio Nacional ABCiber,2009.

MEDEIROS, M. Podcasting: um Antípoda Radiofônico. In: INTERCOM, 2006, Brasília. Intercom, 2006.

MELO, J. M. História do Jornalismo: Itinerário crítico, mosaico contextual. São Paulo: Paulus Editora, 2012.

NOBLAT, R. A Arte de Fazer um Jornal Diário. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

PRIMO, A. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. VIII Seminário Internacional da Comunicação - Mediações Tecnológicas e a Reinvenção do sujeito, 2005.

ROSARIO, I. L. P; MONTEIRO, J. C. S; PINHEIRO, S. C. B. A utilização do aplicativo WhatsApp nas rotinas produtivas do jornalismo: uma revisão sistemática da literatura. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - Intercom Nordeste, 2019, São Luís. Anais do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - Intercom Nordeste. São Luís: Intercom, 2019. v. XIII. p. 1-9.

SPOTIFY. Music for everyone. [S.l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://www.spotify.com/>. Acesso em: 30 abr. 2020.

VICENTE, E. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. In: Rosana de Lima Soares; Gislene Silva. (Org.). Emergências Periféricas em Práticas Midiáticas. 01ed.São Paulo: ECA/USP, 2018, v. 01, p. 88-10.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Pereira, A. A. S., & Monteiro, J. C. da S. (2020). A convergência do rádio: o podcast como proposta para o jornalismo em aplicativos de streaming. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 7(1), 117–129. https://doi.org/10.30681/rccs.v7i1.4562