Ética e fotojornalismo contemporâneo decolonial

Autores

  • Emanuele De Freitas Bazílio Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM/UFRN). Universidade federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0317-7675
  • Itamar de Morais Nobre Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia/UFRN (Mestrado e Doutorado) e do Departamento de Comunicação Social/UFRN pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Denise Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN) https://orcid.org/0000-0001-7569-6127

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v7i1.4970

Palavras-chave:

Fotojornalismo, decolonial, ética, direitos, imagem.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão a cerca do fotojornalismo contemporâneo decolonial, da conduta profissional dos fotojornalistas, à luz dos direitos e preceitos éticos. Propõe-se uma contribuição às pesquisas da área da imagem pensada a partir da decolonialidade. Reflete-se as discussões teóricas sobre a prática fotográfica contemporânea, com base nos conceitos propostos por Barcelos (2009), Biondi (2010), Gonçalves (2009) e Leitão (2016). Analisa-se duas fotografias produzidas no conflito em uma unidade prisional de Manaus/AM e conceitua-se a partir delas as fomas tradicional e decolonial de fazer fotografias jornalísticas. Observa-se a ausência do Estado na manutenção dos direitos dos privados de liberdade e de suas respectivas imagens e infere-se que a contemporaneidade provoca a pensar novos modos de atuação profissional dos fotojornalistas na mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuele De Freitas Bazílio, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM/UFRN). Universidade federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil.

Mestra em Estudos da Mídia pelo PPGEM/UFRN (2019). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Pesquisadora de imagens, direitos humanos, raça, folkcomunicação e mídia. Atua na linha dos Estudos da Mídia e Práticas Sociais no grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania (PRAGMA). Pesquisadora e integrante da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Experiências profissionais em produção de programas de televisão e rádio, assessoria de imprensa (governamental e privada), docência e prática em fotojornalismo e fotografia. Participação em projetos de extensão da UFRN, como a Agência Fotec de Comunicação Experimental Multimídia (UFRN) e Comunicação no Trilhas Potiguares (UFRN). (Texto informado pelo autor)

Itamar de Morais Nobre, Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia/UFRN (Mestrado e Doutorado) e do Departamento de Comunicação Social/UFRN pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Pós-doutorado pelo CES – Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra (2014-2015), pela Linha de Pesquisa: Pós-colonialismo e cidadania global, sob a supervisão do Prof. Dr. Boaventura de Souza Santos. Possui Doutorado (2005) e Mestrado (2003) em Ciências Sociais (Cultura e Representações), Especialização em Antropologia Social (2003) e Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997). Membro e Líder do Grupo de Pesquisa Ecomsul – Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Cultura e Mídias/UFRN. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Membro da RPCFB - Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Membro e Diretor Científico da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Membro do OBES – Observatório Boaventura de Estudos Sociais. Atua atualmente em pesquisas sobre os temas: Jornalismo (fotojornalismo, ciberjornalismo, jornalismo multiplataformas e com Dispositivos Móveis Digitais), Fotografia, Educomunicação, Folkcomunicação. Estuda as Epistemologias do Sul e a descolonização da mídia, da comunicação e da sociedade.

Denise Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN – Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN)

Pesquisadora do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Participa do grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PRAGMA/UFRN) e do grupo de pesquisa Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LIDD/UFRJ). Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de Excepção. Lisboa: Edições 70, 2010.

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: O poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: EDUFMG, 2007.

ANGRIMANI, Danilo. Espreme que sai sangue: um estudo do sensacionalismo na imprensa. Volume 47. São Paulo: Sumus, 1995.

ALMEIDA, Aline Gama de; PEIXOTO, Clarice Ehlers. Imagens de guerra: uma leitura sociológica do fotojornalismo. Interceções, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 245-264, dez. 2014. Disponível em: https://bit.ly/2X2lDoe.

BARCELOS, J. D. Fotojornalismo: Dor e Sofrimento Estudo de caso do World Press Photo of the Year 1955-2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Jornalismo) - Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal, 2009.

BARTHES, Roland. A câmara clara – nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BIONDI, Angie. Diante da dor, dentro da cena: outros pactos do olhar no fotojornalismo contemporâneo. Revista Contemporânea, Salvador, v. 8, 2010.

BRANCO, Cíntia; QUEIROZ, Imar. “Vida nua” e Estado de exceção: as penitenciárias de Mato Grosso. Revista Temporalis, Brasília, ano 17, n. 34, julho/dezembro, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2X60RnG.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3gtuAP8.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução Sérgio Tadeu Niemeyer Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha; revisão de tradução: Marina Vargas; Revisão técnica de Carla Rodrigues. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

FENAJ. Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, 2007. Disponível em: https://bit.ly/2AQB3TI.

FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. Tradução Pedro Miguel Frade. 2. ed. Mafra: Veja, 1995.

GONÇALVES, Sandra. Por uma fotografia “menor” no fotojornalismo diário contemporâneo. Revista E-compós, Brasília, v. 12, 2009.

GRSOFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: Revista Crítica e Ciência Sociais. Número 80, março de 2008.

GUERRA, Sidney. A liberdade de imprensa e o direito à imagem. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2. ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LEITÃO, J. A. Fotojornalismo Disruptivo: Espaços de Disputa,Processos de Ruptura e a Representação Visual dos Acontecimento no World Press photo. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco Recife, 2016.

LUGÃO, Ana Luiza. Jornalismo sensacionalista: o programa brasil urgente em cena. Monografia (em Comunicação). Brasília-DF, UniCEUB, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3c1KY5T.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. 2. ed., 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019.

NORONHA, Danielle Parfentieff. Reflexões sobre diferença, representação e poder em diálogo com um pensamento decolonial. Revista Iluminuras, Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 255-278, julho, 2019.

PERALVA, Angelina. Violência e democracia: o paradoxo brasileiro. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

PINHEIRO, Paulo Roberto Meyer. Conflito entre o direito de informar e o direito à imagem do preso: percepções e reflexões críticas. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Centro de Ciências Jurídicas, Universidade de Fortaleza, Ceará.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Na oficina do sociólogo artesão: aulas 2011 – 2016. São Paulo: Cortez, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2018b.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

________, Susan. Sobre fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2004.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó/Florianópolis: Editora Grifos/Letras Contemporâneas, 2002.

THOMPSON, Jonh B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Tradução de Wagner de Oliveira Brandão; revisão de tradução: Leonardo Avritzer. II. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Bazílio, E. D. F., Nobre, I. de M., & Carvalho, D. (2020). Ética e fotojornalismo contemporâneo decolonial. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 7(1), 130–150. https://doi.org/10.30681/rccs.v7i1.4970