Comunicação, Cultura e seus desafios

Autores

  • Lawrenberg Advincula da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v7i1.5101

Palavras-chave:

Comunicação, Cultura, Sociedade.

Resumo

A edição 11 da revista Comunicação, Cultura e Sociedade é lançada no final de um ano marcado de acontecimentos bastante distópicos. Como todos sabem, desde o dia 11 de março deste ano, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus, o mundo, as relações sociais, o ambiente de trabalho, e mais especificamente, o papel que o campo da comunicação exerce, vem passando por uma série de transformações profundas e irreversíveis.

Embora já se anuncie a vacinação em diversos países neste mês de dezembro, a crise sanitária que vivemos não parece se resolver tão cedo. Junto dos mais de 80 milhões de casos de covid-19, e suas 2 milhões de mortes em todo mundo, registra-se uma crise econômica e política, que só atenuam mais a situação já calamitosa.

Em se tratando do campo da Comunicação, esse cenário turbulento parece redobrar o cuidado com as informações e, principalmente, no modo como nos relacionamos social e psicologicamente com elas. Um cuidado não somente exclusivo para profissionais de mídia, no que tange a cobertura noticiosa, mas que requer atenção e envolvimento de toda sociedade civil. Afinal, o que os meses de confinamento e distanciamento social vão provar é a necessidade de uma atitude comunicacional mais empata e responsável para com uma ideia de coletividade, por mais efêmera e individualizada que essa se apresente em seus múltiplos agrupamentos.

Ciente desse cenário, a presente edição convida o seu(sua) leitor(a) a exercitar um olhar bastante eclético sobre o papel que as mídias e as culturas midiáticas podem assumir na sociedade atual. Ao todo, o dossiê intitulado “Comunicação, Cultura e seus desafios” reúne 9 textos, além de um ensaio e uma entrevista internacionais. O objetivo é apresentar um caleidoscópio de visões que operem como pistas para o caminhar ante um mundo à deriva, em difusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lawrenberg Advincula da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Assistente do Curso de Comunicação Social , habilitação Jornalismo, |  Jornalismo do campus Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Coordenador da revista científica Comunicação, Cultura e Sociedade - RCCS (www.aia.unemat.br/revistaculturasociedade) e Coordenador do Projeto de Pesquisa Formação Profissional em Jornalismo em Mato Grosso - FPJMT.

Referências

YÁNEZ, Cristian; RICARTE, Elmano; SILVA, Lawrenberg Advíncula da (Orgs). Cenários Comunicacionais: Novos Diálogos. 1. ed. Porto: Editora Media XXI, 2020.

SARAMAGO, José. Ensaios sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva, L. A. da. (2020). Comunicação, Cultura e seus desafios. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 7(1), 001–002. https://doi.org/10.30681/rccs.v7i1.5101

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>