Cavalhada de Poconé-MT: tradição medieval, folkcomunicação e espetáculo
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v1i02.782Palavras-chave:
Folkcomunicação, Cultura popular, Modernização cultural, Cavalhada de Poconé.Resumo
A partir da compreensão da Comunicação como ciência da cultura, mais especificamente, na perspectiva da folkcomunicação, o presente artigo parte da hipótese que as condições de apresentação da Cavalhada de Poconé, uma herança colonial portuguesa ligada à memória medieval-cristã, apesar de não negarem a ascendência tradicionalista das oligarquias locais, sugerem, nos dias atuais, uma representação calcada em dinâmicas de entretenimento de dimensão cosmopolita, massiva, estandardizada; ao passo da realização anual do evento no interior de Mato Grosso perpassar a própria noção de prática popular, segundo o folclorista Edson Carneiro (1965), quando se tem, nas formas de atualização da iconografia e dos ritos: indícios de modernização voltada a atender as demandas emergentes de um turismo de viés internacional e orientado de acordo aos desígnios das denominadas cidades-espetáculos do século XXI.
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