PROJETO NOVOS TALENTOS: NOVAS FORMAS DE DESPERTAR CONHECIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3258Resumo
Apresentamos, neste artigo, resultados das atividades desenvolvidas no Projeto Descobrindo Talentos na Educação Básica nas Escolas de Mato Grosso, realizado em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat e escolas públicas dos municípios de Barra do Bugres, Nova Olímpia e Nortelândia, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoa- mento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Essas ações extracurriculares buscam investir, incentivar e oportunizar aos alunos, que possuem excelente desempenho curricular e seus professores, atividades de cunho inovador e possibilidades de aprimorar seus conhecimentos promovendo a inclusão social e o desenvolvimento da cultura científica.Palavras-chave: Ação de extensão universitária; Novos Talentos; atividades extracurriculares.
Downloads
Referências
MINOGUE, Kenneth R. O conceito de universidade. Trad. de Jorge Eira Garcia Vieira. Brasília: Editora da UnB, 1981.
DEPIERI, Adriana et al. Universidade e movimentos populares: diálogo urgente e necessário. In: ONÇA, Luciano Alves; CAMARGO, Eder dos Santos; PIERO, Alexandre. Cultura e extensão universitária: a democratização do conhecimento. São João Del-Rei: Malta, 2010.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. Trad. de Rosisca Darcy de Oliveira. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1977.
ORQUIZA-DE-CARVALHO, Lizete Maria; KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo; DARSIE, Marta Maria Pontin et al. A repolitização da esfera pública por meio da ação comunicativa: pequenos grupos de pesquisa nas escolas, sequências didáticas de cunho matemático e de cunho sociocientífico, e avaliação em larga escala. ANAIS. 4.º Seminário do Observatório da Educação. Brasília, 2013.
ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M. A educação de professores como formação cultural: a competência de um espaço de formação na interface entre a universidade e a escola (2005). Tese (Livre Docência) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Ilha Solteira-SP, 2005.