O SOCIODRAMA COMO FERRAMENTA DE AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3260Resumo
Este trabalho tem o objetivo de compreender como o Sociodrama pode contribuir para a formação e preeminência dos vínculos entre os sujeitos na práxis pedagógica no ambiente escolar, favorecendo a convivência, permanência e a aprendizagem de jovens alunos da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. A reflexão se dá a partir da experiência de pesquisa de doutoramento em Educação, por meio da intervenção prática e compreensão bibliográfica, fundamentada em uma educação para a liberdade por meio da Educação como Prática de Liberdade de Paulo Freire e o método do Sociodrama criado por Jacob Levy Moreno. O sociodrama possibilita que o jovem aluno se liberte em um processo permanente de revisão do seu quê-fazerhumano, na sua atitude de inquietação, indignação, e também de esperança perante o mundo.
Palavras-chave: Sociodrama; Educação Básica; Prática de Liberdade.
Downloads
Referências
AGUIAR, Moysés. O teatro terapêutico. escritos psicodramáticos. Campinas: Papirus, 1990.
AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola – alternativas teóricas e práticas, 4. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1996.
ALMEIDA, Wilson Castelo. Grupos, a proposta do psicodrama. São Paulo: Àgora, 1999.
BARBIER, René. A Pesquisa Ação. Brasília: Líber Livro, 2002.
DAMO, VELEDA MOURA y GAUTERIO CRUZ. Conscientização em Paulo Freire: consciência, transformação e liberdade, en Contribuciones a las Ciencias Sociales, enero, 2011.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Eletrônico Aurélio Século XXI. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira e Lexikon Informática, 1999. Versão 3.0. 1 CD-ROM.
FREIRE, P. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
________. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
________. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
KELLERMANN Peter Felix. O Psicodrama em Foco. São Paulo: Agora, 1998.
MORENO, Jacob Levy. Psicodrama. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1974.
________. Psicoterapia de grupo e psicodrama. Campinas, SP: Psy, 1975.
MORENO, J. L. O Teatro da Espontaneidade. São Paulo: Summus, 1984.
NAFFAH, Alfredo. Descolonizando o imaginário. São Paulo: Plexus, 1979.
PIRANDELLO, Luigi. Um nenhum ou cem mil, São Paulo: Cosac&Naify, 2001.