O SOCIODRAMA COMO FERRAMENTA DE AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3260Abstract
Este trabalho tem o objetivo de compreender como o Sociodrama pode contribuir para a formação e preeminência dos vínculos entre os sujeitos na práxis pedagógica no ambiente escolar, favorecendo a convivência, permanência e a aprendizagem de jovens alunos da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. A reflexão se dá a partir da experiência de pesquisa de doutoramento em Educação, por meio da intervenção prática e compreensão bibliográfica, fundamentada em uma educação para a liberdade por meio da Educação como Prática de Liberdade de Paulo Freire e o método do Sociodrama criado por Jacob Levy Moreno. O sociodrama possibilita que o jovem aluno se liberte em um processo permanente de revisão do seu quê-fazerhumano, na sua atitude de inquietação, indignação, e também de esperança perante o mundo.
Palavras-chave: Sociodrama; Educação Básica; Prática de Liberdade.
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