OS PROJETOS DE TRABALHO E A PESQUISA-AÇÃO PEDAGÓGICA: POTENCIAIS “METODOLÓGICOS” PARA A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Valda da Costa NUNES
  • Beleni Saléte GRANDO

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3261

Resumo

A escola é lugar de convívio de pessoas com diferentes culturas, embora o ensino tenha como base o monoculturalismo. Pergunta-se como superar a cultura hegemônica que possui intrinsecamente, implicações éticas e políticas para professores, professoras, alunos, alunas. A partir disso, objetiva apresentar as propostas dos projetos de trabalho, da pesquisa-ação pedagógica e da formação-ação contínua como possibilidades para  superação desse cenário educacional pouco reflexivo, que inviabiliza a abertura ao Outro, especialmente o/a indígena, dificultando as relações interculturais. Para tanto, o texto apresenta esclarecimentos sobre o conceito de interculturalidade para, em seguida, fazer incursões reflexivas sobre a concepção “projetos de trabalho” e “pesquisa-ação pedagógica”. Finalmente, apresenta aspectos parciais relacionados aos projetos de trabalho que professoras e professores de Educação Física e Arte desenvolveram com seus alunos em escolas e CMEIs municipais urbanas durante um curso de formação-ação contínua, denominado “História e cultura do povo Bororo: contribuições para a implementação da Lei 11.645/08, nas disciplinas de Educação Física e Arte em escolas municipais urbanas de Cuiabá, MT. 

Palavras-chave: Projetos de trabalho. Pesquisa-ação pedagógica. Interculturalidade.

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

NUNES, V. da C., & GRANDO, B. S. (2018). OS PROJETOS DE TRABALHO E A PESQUISA-AÇÃO PEDAGÓGICA: POTENCIAIS “METODOLÓGICOS” PARA A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(1), 108–122. https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3261

Edição

Seção

Artigos