OS PROJETOS DE TRABALHO E A PESQUISA-AÇÃO PEDAGÓGICA: POTENCIAIS “METODOLÓGICOS” PARA A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3261Resumen
A escola é lugar de convívio de pessoas com diferentes culturas, embora o ensino tenha como base o monoculturalismo. Pergunta-se como superar a cultura hegemônica que possui intrinsecamente, implicações éticas e políticas para professores, professoras, alunos, alunas. A partir disso, objetiva apresentar as propostas dos projetos de trabalho, da pesquisa-ação pedagógica e da formação-ação contínua como possibilidades para superação desse cenário educacional pouco reflexivo, que inviabiliza a abertura ao Outro, especialmente o/a indígena, dificultando as relações interculturais. Para tanto, o texto apresenta esclarecimentos sobre o conceito de interculturalidade para, em seguida, fazer incursões reflexivas sobre a concepção “projetos de trabalho” e “pesquisa-ação pedagógica”. Finalmente, apresenta aspectos parciais relacionados aos projetos de trabalho que professoras e professores de Educação Física e Arte desenvolveram com seus alunos em escolas e CMEIs municipais urbanas durante um curso de formação-ação contínua, denominado “História e cultura do povo Bororo: contribuições para a implementação da Lei 11.645/08, nas disciplinas de Educação Física e Arte em escolas municipais urbanas de Cuiabá, MT.
Palavras-chave: Projetos de trabalho. Pesquisa-ação pedagógica. Interculturalidade.
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