FORMAÇÃO DOCENTE E A CONSTITUIÇÃO DO SER MULHER-PROFESSORATRABALHADORA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Amanda Pereira da Silva AZINARI
  • Odimar João PERIPOLLI

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3263

Resumo

Este texto apresenta as histórias de vida, trabalho e capacitação de três professoras de Educação de Campo da rede municipal de Juara / MT, e tem como objetivo discutir o silenciamento que marginaliza as mulheres e professoras que moram e trabalham nas escolas rurais. A análise dos dados está ancorada na pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia da História Oral da Vida (PORTELLI, 2000), semelhante ao método da análise dialética histórica materialista. As professoras tiveram suas trajetórias condicionadas às relações contraditórias e desiguais de classe e gênero (SAFFIOTI, 2013) que constituem marcadores sociais centrais para a profissão docente.
 
Palavras-chave: Ensino, educação do campo, gênero, classe

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

AZINARI, A. P. da S., & PERIPOLLI, O. J. (2018). FORMAÇÃO DOCENTE E A CONSTITUIÇÃO DO SER MULHER-PROFESSORATRABALHADORA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(1), 138–157. https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3263

Edição

Seção

Artigos