PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO COM TEXTOS MUSICAIS
Palabras clave:
Alfabetização. Textos Musicais. Educação.Resumen
A música no processo de alfabetização auxilia de forma efetiva no processo motor e cognitivo, essa pesquisa utilizou como campo os estágios realizados do curso de pedagogia na Escola Municipal Ulisses Guimaraes da cidade de Novo Horizonte do Norte-MT, usando a participação nas intervenções e recursos bibliográficos. A música pode ser um instrumento para a construção da consciência crítica e fonológica pois a mesma exige da criança um grau de concentração e motiva a realização da atividade proposta por gerar um ambiente de aprendizagem mais divertido e atraente. Trazemos metodologias a serem utilizadas em parceria com a musicalidade como sequências didáticas que permitem juntas uma melhor internalização e familiaridade com conteúdo facilitando sua aprendizagem.
Descargas
Referencias
BOECHAT, Ivone. O desafio da educação para um novo tempo. 2. ed. Rio de Janeiro: Reproarte, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec. gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 agosto 2023.
DEMO, Pedro. É errando que a gente aprende. Nova escola, editora Abril, maio 2002.
FERREIRO. Emilia. Alfabetização em processo. São Paulo, Editora Cortez, 1999.
ROSA, Nereide Schilaro Santa. Educação musical para 1º a 4º ano. São Paulo, Ática, 1990.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1997.
Recebido: 25/05/2023
Aprovado: 28/06/2023
Publicado: 31/12/2023