(DES)COLONIZAR OS SABERES E OS GÊNEROS: É POSSÍVEL UMA HERMENÊUTICA FEMINISTAS DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTA DO SUL?

Autores/as

  • Claudia Cristina Ferreira CARVALHO

DOI:

https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3218

Resumen

Neste artigo analiso o fenômeno da colonialidade de gênero, observo os modos como a racionalidade do pensamento único ocidental subsidia práticas e discursos sociais que atingem a vida das mulheres, particularmente- nomeadamente as subalternizadas no Sul ou no Norte global. Interessa-me de modo particular, problematizar de modo interseccional como o sistema colonial aliançada ao capitalismo interagem como o patriarcado acentuando a invisibilidade e as múltiplas camadas de opressão e desigualdades vivenciadas pelas mulheres do Sul-global. Por fim, examino as possibilidades de superação da colonialidade do saber e do colonialismo de gênero presente na racionalidade científica e práticas e discursos sociais a partir de uma diálogo mais estreito entre as teorias femininas pós-coloniais e as Epistemologias do Sul.

Palavras-chaves: Colonialidade de gênero, Epistemologias do Sul, Feminismos pós-coloniais.

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Publicado

2018-11-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

(DES)COLONIZAR OS SABERES E OS GÊNEROS: É POSSÍVEL UMA HERMENÊUTICA FEMINISTAS DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTA DO SUL?. (2018). Geografia: Ambiente, Educação E Sociedades, 1(1), 22-39. https://doi.org/10.30681/geoambes.v1i1.3218