Qualidade de vida de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19 em Santa Catarina/ Quality of life of university students during the COVID-19 pandemic in Santa Catarina/ Calidad de vida de estudiantes universitarios durante la pandemia de COVID-19 en Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, Saúde Mental, Isolamento Social, Estudantes, Educação a Distância

Resumo

Objetivo: avaliar a qualidade de vida (QV) de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19 em Santa Catarina, Brasil. Método: estudo observacional   transversal com abordagem quantitativa, realizado entre junho e dezembro de 2021 em uma universidade particular de Santa Catarina, Brasil. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e WHOQOL-bref. Resultados: dentre os 310 estudantes avaliados, a maioria era do sexo feminino (80,1%), branca (89,7%) e solteira (81,9%). Os domínios físico e psicológico foram afetados significativamente (p < 0,001) quando comparados aos demais domínios. Estudantes do período noturno e vespertino foram mais afetados quando comparados ao período integral nos domínios relações sociais (p = 0,047), meio ambiente (p < 0,001) e geral (p = 0,023). Sofreram maior impacto psicológico, aqueles que residiam com crianças e idosos quando comparados aos que residiam apenas com idosos (p = 0,023). Conclusão: a pandemia da COVID-19 afetou significativamente a QV dos estudantes analisados. Os impactos negativos nos estudantes foram observados conforme o período de estudo e perfil sociodemográfico.

Referências

Suhandynata RT, Hoffman MA, Kelner MJ, McLawhon RW, Reed SL, Fitzgerald RL. Longitudinal Monitoring of SARS-CoV-2 IgM and IgG Seropositivity to Detect COVID-19. J Appl Lab Med. 2020; 5(5):908-920. Erratum in: J Appl Lab Med. 2021; 6(2): 565.

Bitar S, Steinmetz WA. Scenarios for the spread of COVID-19 in Manaus, Northern Brazil. An Acad Bras Cienc. 2020; 92(4):e20200615.

Prem K, Liu Y, Russell TW, Kucharski AJ, Eggo RM, Davies N. Centre for the Mathematical Modelling of Infectious Diseases COVID-19 Working Group, Jit M, Klepac P. The effect of control strategies to reduce social mixing on outcomes of the COVID-19 epidemic in Wuhan, China: a modelling study. Lancet Public Health. 2020; 5(5):e261-e270. Erratum in: Lancet Public Health. 2020; 5(5):e260.

Wilder-Smith A, Freedman DO. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med. 2020; 27(2).

Resolução CEE/SC nº 009/2020. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. 2020. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/normas-de-enfrentamento-ao-covid-19/1830-parecer-2019-146-cee-sc/file. Acesso em: 14 de maio de 2021.

Rossini TSS, Amaral MM, Santos E. The viralization of online education: Learning beyond the time of the coronavirus. Prospects (Paris). 2021; 1-13.

Smith BJ, Lim MH. How the COVID-19 pandemic is focusing attention on loneliness and social isolation. Public Health Res Pract. 2020; 30(2):3022008.

Chandratre S. Medical Students and COVID-19: Challenges and Supportive Strategies. J Med Educ Curric Dev. 2020; 7:2382120520935059.

Liu J, Zhu Q, Fan W, Makamure J, Zheng C, Wang J. Online Mental Health Survey in a Medical College in China During the COVID-19 Outbreak. Front Psychiatry. 2020; 11: 459. Erratum in: Front Psychiatry. 2020; 11:845.

Satici B, Saricali M, Satici SA, Griffiths MD. iItolerance of uncertainty and mental wellbeing: serial mediation by rumination and fear of COVID-19. Int J Ment Health Addict. 2020; 1-12.

Ornell F, Schuch JB, Sordi AO, Kessler FHP. "Pandemic fear" and COVID-19: mental health burden and strategies. Braz J Psychiatry. 2020; 42(3): 232-235. Erratum in: Braz J Psychiatry. 2020; 42(3):333.

Ramos TH, Pedrolo E, Santana LL, Ziesemer NBS, Haeffner R, Carvalho TP. O impacto da pandemia do novo coronavírus na qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Rev enferm Cent-Oeste Min. 2020; 10:40-42.

Benjamin M. The Quality Of Student Life: Toward A Coherent Conceptualization. Soc Indic Res. 1994; 31:205-264.

Silva PGB, de Oliveira CAL, Borges MMF, Moreira DM, Alencar PNB, Avelar RL, et al. Distance learning during social seclusion by COVID‐19: improving the quality of life of undergraduate dentistry students. Eur J Dent Educ. 2020; 25(1): 124-134.

The Whoqol Group. The World Health Organization Quality of Life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc sci med. 1995; 41(10):1403-1409.

Medronho RA, Bloch KV, Luiz RR, Werneck GL. Epidemiologia. 2ª ed. São Paulo: Atheneu; 2009.

Cheah WL, Law LS, Teh KH, Kam SL, Voon GEH, Lim HY, et al. Quality of life among undergraduate university students during COVID‐19 movement control order in Sarawak. J Sport Health Sci. 2021; 4(3):372.

Castañeda-Babarro A, Arbillaga-Etxarri A, Gutiérrez-Santamaría B, Coca A. Physical Activity Change during COVID-19 Confinement. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17(18):6878.

Flanagan EW, Beyl RA, Fearnbach SN, Altazan AD, Martin CK, Redman LM, The Impact of COVID-19 Stay-At-Home Orders on Health Behaviors in Adults. TOS. 2021; 29:438-45.

Silva TVS da, Vilma LM, Cardoso AMR, OLIVEIRA RVD de. Qualidade de vida, ansiedade e depressão em estudantes de Odontologia na pandemia de COVID-19 e afins. Res Soc Dev. 2021; 10(8):e34710817481.

Nabuco G, Oliveira MHPP de, Afonso MPD. O impacto da pandemia pela COVID-19 na saúde mental. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2020; 15(42):2532.

Ramos TH, Pedrolo E, Santana LL, Ziesemer NBS, Haeffner R, Carvalho TPC. O impacto da pandemia do novo coronavírus na qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Rev Enferm Cent-Oeste Min. 2020; 10:e4042.

Maunder RG, Heeney ND, Kiss A, Hunter JJ, Jeffs LP, Ginty L, et al. Psychological impact of the COVID-19 pandemic on hospital workers over time: relationship to occupational role, living with children and elders, and modifiable factors. Gen Hosp Psychiatry. 2021; 71:88-94.

Santos KAM, Miura PO, Barboza AMM, Araújo CGSL. Quais os significados sobre família em situação de pandemia para os adolescentes? Cien Saude Colet. 2022; 27 (1): 193-203

Huebener M, Waights S, Spiess CK, Siegel NA, Wagner GG. Parental well-being in times of Covid-19 in Germany. Rev Econ Household. 2021; 19:91-122.

Al-Shibani N, Al-Kattan R. Evaluation of quality of life among dental students using WHOQOL-BREF questionnaire in Saudi Arabia: a cross sectional study. Pak J Med Sci. 2019; 35(3):668-673.

Ziapour A, Kianipour N. Health-related Quality of Life among University Students: the role of demographic variables. J Clin Diagnostic Res. 2018; 12(3):01-04.

Obrecht A, Collaço I, Valderramas S, Miranda K, Vargas E, Szkudlarek A. Analysis of sleep quality in undergraduate students of different shift. Rev Neurocienc. 2015; 23(2):205-210.

Monteiro BMM, Santos Neto CN, Souza JCRP. Sono e cronotipo em estudantes universitários na pandemia da COVID-19. Res Soc Dev. 2020; 99:e632997688.

Latas M, Stojkovic T, Ralic T, Jovanovic S, Spiric Zeljko, Milovanovic S. Medical students` health-related quality of life - a comparative study. Vojnosanit pregl. 2014; 71(8):751-756.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Gabriel dos Santos Meister, Mario Augusto Ghellere Milanez, Peper-Nascimento, J., Érica da Silva Sipriano, Lucas Vieira Machado, Mariane Frassetto, … Kristian Madeira. (2023). Qualidade de vida de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19 em Santa Catarina/ Quality of life of university students during the COVID-19 pandemic in Santa Catarina/ Calidad de vida de estudiantes universitarios durante la pandemia de COVID-19 en Santa Catarina. Journal Health NPEPS, 8(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/10572

Edição

Seção

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale