Síndrome de burnout entre acadêmicos da área da saúde de instituição pública no Centro-Oeste/ Burnout syndrome among health students at a public institution in the Midwest/ Síndrome de burnout entre estudiantes de salud en una institución pública del Medio Oeste
DOI:
https://doi.org/10.30681/2526101013521Palavras-chave:
Estudantes, Saúde do Estudante, Desempenho Acadêmico, Esgotamento Psicológico, Estresse PsicológicoResumo
Objetivo: verificar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) entre acadêmicos dos cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior e a correlacionar com fatores sociodemográficos e de saúde. Método: estudo observacional, transversal, descritivo e quantitativo, conduzido entre outubro e novembro de 2024, junto a acadêmicos dos cursos da área da saúde na instituição em questão. Para avaliação, foram aplicados: questionário sociodemográfico, de saúde e o Maslach Burnout Inventory - Students Survey. Os dados foram tratados pelo coeficiente de correlação de Spearman e teste qui-quadrado de Pearson. Resultados: os participantes eram predominantemente do sexo feminino, do curso de Medicina, em períodos iniciais da graduação, sendo 19,2% com manifestação da SB. Houve correlação significativa entre o período do curso e a realização pessoal dos participantes (p=0,042; ρ=-0,283), além da associação significativa entre manifestação da SB e presença de diagnósticos em saúde mental (X²=5,056; p=-0,025). Conclusão: os resultados evidenciam manifestação da SB em uma parcela dos acadêmicos, destacando a associação com o uso contínuo de medicamentos, bem como a correlação entre o avanço nos períodos do curso e menores níveis de realização pessoal, indicando a necessidade de estratégias para reduzir a sobrecarga dos estudantes e promover seu bem-estar.
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