Síndrome de burnout entre acadêmicos da área da saúde de instituição pública no Centro-Oeste/ Burnout syndrome among health students at a public institution in the Midwest/ Síndrome de burnout entre estudiantes de salud en una institución pública del Medio Oeste

Autores

  • Gabrielle Carrijo Barbosa Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Gustavo Carrijo Barbosa Universidade Federal de São Carlos
  • Denise da Costa Boamorte Cortela Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Leila Valderes Souza Gattass Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/2526101013521

Palavras-chave:

Estudantes, Saúde do Estudante, Desempenho Acadêmico, Esgotamento Psicológico, Estresse Psicológico

Resumo

Objetivo: verificar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) entre acadêmicos dos cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior e a correlacionar com fatores sociodemográficos e de saúde. Método: estudo observacional, transversal, descritivo e quantitativo, conduzido entre outubro e novembro de 2024, junto a acadêmicos dos cursos da área da saúde na instituição em questão. Para avaliação, foram aplicados: questionário sociodemográfico, de saúde e o Maslach Burnout Inventory - Students Survey. Os dados foram tratados pelo coeficiente de correlação de Spearman e teste qui-quadrado de Pearson. Resultados: os participantes eram predominantemente do sexo feminino, do curso de Medicina, em períodos iniciais da graduação, sendo 19,2% com manifestação da SB. Houve correlação significativa entre o período do curso e a realização pessoal dos participantes (p=0,042; ρ=-0,283), além da associação significativa entre manifestação da SB e presença de diagnósticos em saúde mental (X²=5,056; p=-0,025). Conclusão: os resultados evidenciam manifestação da SB em uma parcela dos acadêmicos, destacando a associação com o uso contínuo de medicamentos, bem como a correlação entre o avanço nos períodos do curso e menores níveis de realização pessoal, indicando a necessidade de estratégias para reduzir a sobrecarga dos estudantes e promover seu bem-estar.

Biografia do Autor

  • Gabrielle Carrijo Barbosa, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Acadêmica do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

  • Gustavo Carrijo Barbosa, Universidade Federal de São Carlos

    Fisioterapeuta. Doutor em Ciências da Saúde. Pesquisador do Departamento de Enfermagem da Universidade de São Carlos (UFSCar)

  • Denise da Costa Boamorte Cortela, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Cirurgiã-Dentista. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

  • Leila Valderes Souza Gattass, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Bióloga. Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Docente do Curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

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Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale

Como Citar

Carrijo Barbosa, G., Carrijo Barbosa, G., da Costa Boamorte Cortela, D., & Valderes Souza Gattass, L. . (2025). Síndrome de burnout entre acadêmicos da área da saúde de instituição pública no Centro-Oeste/ Burnout syndrome among health students at a public institution in the Midwest/ Síndrome de burnout entre estudiantes de salud en una institución pública del Medio Oeste. Journal Health NPEPS, 10(1). https://doi.org/10.30681/2526101013521