Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...

Autores

  • Fagner Luiz Lemes Rojas Universidade do Estado de Mato Grosso, graduação em Enfermagem, Campus Diamantino e Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Campus Cuiabá.
  • Ruth Terezinha Kehrig Universidade Federal de Mato Grosso
  • Emilia Carvalho Leitão Biato Universidade de Brasília
  • Neuci Cunha dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Health Education, Continuing education, Permanent Health Education.

Resumo

Objetivo: discutir a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e sua potencial influência sobre os profissionais de saúde. Método: estudo de caso, a partir de entrevistas com quatro enfermeiros que atuam em unidades de saúde da família da capital de Mato Grosso e análise de documentos. Após as entrevistas, aplicou-se a análise discursiva. Resultados: em Mato Grosso, as ações de educação permanente em saúde vêm sendo discutidas, desde 2003, nos polos regionais de educação permanente em saúde, cuja ação tem contribuído para a transformação das práticas dos profissionais de saúde de forma integrativa entre os territórios e os sujeitos. O profissional de saúde em serviço, influenciado pela educação permanente em saúde, assume a condição de ‘educador em potencial’ e modifica a sua prática/reflexão/ação. Considerações finais: durante a trajetória de atuação profissional, eles foram (re)pensando e (re)significando suas práticas, por meio da ‘aprendizagem-autonômica’, culminando na construção de saberes significativos no/pelos espaços de saúde, o que possibilitou focalizar um movimento singular, em que trabalho e educação dialogam, suscitando um novo modo de aprender-fazer-saúde.

Biografia do Autor

Fagner Luiz Lemes Rojas, Universidade do Estado de Mato Grosso, graduação em Enfermagem, Campus Diamantino e Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Campus Cuiabá.

Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso na graduação em Enfermagem, Campus Diamantino e Universidade Federal de Mato Grosso no Instituto de Saúde Coletiva, Campus Cuiabá. Mestre em Educação e doutor em Saúde Coletiva pela UFMT. 

Ruth Terezinha Kehrig, Universidade Federal de Mato Grosso

Administradora, Doutora em Saúde Pública pela USP, docente Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT.

Emilia Carvalho Leitão Biato, Universidade de Brasília

Cirurgiã-dentista, Doutora em Educação pela UFMT, docente Adjunta do Departamento de Odontologia – Faculdade de Ciências da Saúde da UnB.

Neuci Cunha dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp), docente Associada do Departamento de Enfermagem da UFMT

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Lemes Rojas, F. L., Kehrig, R. T., Leitão Biato, E. C., & dos Santos, N. C. (2019). Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las. Journal Health NPEPS, 4(2), 310–330. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730

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Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale